CNMP instaura PAD contra promotor do MP do Ceará por violar prerrogativa parlamentar

Publicado:

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Plenário, decidiu iniciar um processo administrativo disciplinar (PAD) contra um promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará por possível violação de prerrogativas parlamentares ao dar voz de prisão a um deputado federal e permitir o uso de algemas durante o incidente.

De acordo com o relator do caso, o corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa, a conduta do promotor pode ter infringido normas previstas na Lei Orgânica e Estatuto do Ministério Público do Ceará, bem como dispositivos constitucionais.

Ângelo Fabiano Farias da Costa / corregedor nacional do Ministério Público. Foto: Divulgação / CNMP

O corregedor ressaltou que o vídeo apresentado pela Câmara dos Deputados na reclamação disciplinar mostra excessos cometidos pelo promotor. “Essa é uma prerrogativa clara e explícita. Ao autorizar a prisão e o uso de algemas contra um deputado federal, o promotor desrespeitou a imunidade prevista na Constituição e manchou a imagem da Instituição”, afirmou Fabiano.

O prazo inicial para a conclusão do PAD é de 90 dias, podendo ser estendido, se necessário, mediante justificativa do relator.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-secretários de Tocantins são alvos de nova fase da Operação Overclean

Na última sexta-feira, ex-secretários do governo do Tocantins foram alvo de mandados de busca e apreensão da Polícia Federal durante a oitava fase...

Crime ambiental e furto de energia: Polícia remove transformadores irregulares em área de invasão no Prado

Prado: Uma ação conjunta da Polícia Civil, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da concessionária de energia foi realizada na tarde desta...