Operação da PF mira “prefeito tiktoker” e cumpre mandado em Vitória da Conquista
Uma ação da Polícia Federal está em andamento com a execução de mandados de busca e apreensão em Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (10). Denominada “Copia e Cola”, a operação tem como objetivo desmontar uma organização criminosa envolvida no desvio de verbas públicas direcionadas à saúde em Sorocaba (SP).
Um dos alvos é o prefeito da cidade paulista, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido como prefeito tiktoker. A investigação teve início em 2022, após indícios de irregularidades na contratação de uma Organização Social (OS) para gerenciar e prestar serviços de saúde em Sorocaba.
Além disso, foram detectadas práticas de lavagem de dinheiro, incluindo depósitos em espécie, quitação de boletos e transações imobiliárias.
Mais de 100 agentes federais estão envolvidos no cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão. As ações ocorrem não apenas em Sorocaba e Vitória da Conquista, mas também em outras cidades paulistas, como Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco.
A operação inclui o bloqueio de bens e valores de até R$ 20 milhões, bem como a proibição da Organização Social (OS) investigada de celebrar contratos com o setor público.
Os acusados podem ser responsabilizados por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, peculato, contratação irregular e fraude em licitação.
Comentários Facebook