Oportunidades de Complementação Econômica entre Brasil e México
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, ressaltou a vasta gama de possibilidades de complementação econômica com o Brasil durante a cúpula da Celac. Sheinbaum enfatizou a importância de explorar essa sinergia entre as duas maiores economias da América Latina e do Caribe. Em uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sheinbaum identificou setores como a indústria automobilística e a produção de medicamentos como áreas promissoras para colaboração.
Ambos os países abrigam grandes montadoras automotivas e possuem regulações similares na produção de medicamentos, o que facilita a busca por parcerias. A presidente mexicana ressaltou a importância de explorar a ampliação do mercado entre o Brasil e o México, promovendo maior integração econômica e oportunidades comerciais.
De forma concreta, o governo do México convidou a equipe do Ministério da Indústria e do Comércio brasileiro para uma reunião em maio, visando estabelecer práticas e incentivar encontros entre empresários de ambos os países. Além disso, está previsto o envio de uma equipe mexicana para conhecer os processos da Anvisa na fabricação de medicamentos, visando compartilhar experiências e fortalecer os laços comerciais.
Sheinbaum também propôs a realização de uma cúpula de “bem-estar” envolvendo os 33 países-membros da Celac, com o intuito de discutir as complementariedades e oportunidades de ampliar as relações econômicas entre o México e demais nações da América Latina e Caribe. Essa iniciativa visa fortalecer a cooperação regional e fomentar o desenvolvimento econômico.
Comentários Facebook