O Partido dos Trabalhadores (PT) mantém a liderança em número de filiados no Distrito Federal, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relativos a 2024. O PT conta com 32.191 filiados na capital do país, o que representa 15% do total de membros de partidos políticos no DF.
Em seguida, temos o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 25.788 filiados, e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 18.418 filiados. Apesar do crescimento recente, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, está na sétima posição, com 12.033 filiados.
O número total de filiados no DF teve uma ligeira queda nos últimos anos, passando de 211.352 em 2022 para 210.450 em 2024, um decréscimo de 902 registros. Os números de filiação partidária são atualizados a cada dois anos.
Confira o ranking:
O PT não elege um governador do DF há 15 anos, desde a vitória de Agnelo Queiroz. Com a possível candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência em 2026, o PT busca recuperar a relevância local nas eleições futuras.
“Nas eleições de 2022, não vencemos eleições, mas tivemos uma vitória política. O PT trabalha para ampliar sua base política, com presença em todas as áreas da sociedade do Distrito Federal, pois tem um compromisso com essa cidade”, afirmou Jacy Afonso, presidente do PT-DF.
O PT conta com três deputados distritais na Câmara Legislativa do DF: Chico Vigilante, Gabriel Magno e Ricardo Vale. Além disso, tem Erika Kokay na Câmara dos Deputados, que deve concorrer ao Senado na próxima eleição.
MDB almeja o topo do ranking
O MDB, segundo colocado, é liderado no DF pelo deputado distrital Wellington Luiz, também presidente da CLDF. O partido tem um representante na Câmara Federal: Rafael Prudente, em seu primeiro mandato.
“Nosso objetivo é recuperar a primeira posição. É um objetivo que buscamos e estamos trabalhando para isso. Queremos chamar a atenção da população para o nosso trabalho. Estamos filiando novos membros visando as eleições de 2026 e também para fortalecer internamente o partido”, afirmou Wellington Luiz.
Na CLDF, o MDB possui seis cadeiras, com os deputados Daniel Donizet, Doutora Jane, Hermeto, Iolando, Jaqueline Silva e o próprio Wellington Luiz. Para 2026, o partido planeja eleger seis deputados distritais, três federais e apoiar a candidatura de Ibaneis Rocha ao Senado.
O governador está concentrado em expandir a base, com participação em filiações como as de Zé Humberto, secretário de Governo, Sandra Faraj, ex-deputada distrital, e Carlos Dalvan, administrador regional de Santa Maria.
Comentários Facebook