Policiais são presos por obstruir investigação sobre milícias e ameaçar testemunha em Santaluz

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Operação Salvaguarda, realizada pelo Ministério Público da Bahia, Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Polícia Militar, resultou na prisão de dois policiais militares nesta terça-feira (15).

Os policiais foram detidos por obstrução de investigações criminais, por meio de agressões físicas e ameaças, relacionadas à atuação de uma milícia em Santaluz e região, que inclui práticas de extermínio. Esses mesmos agentes já estavam sendo investigados pela ‘Operação Urtiga’, deflagrada em junho de 2023, por crimes de homicídio e organização criminosa.

Os mandados de prisão preventiva e busca e apreensão foram executados nas cidades de Santaluz e São Domingos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), com apoio da Força Correcional Especial Integrada (Force), da Corregedoria Geral da SSP, e da Corregedoria Geral da Polícia Militar (Correg). As ordens foram emitidas pela 1ª Vara de Auditoria Militar de Salvador, que também recebeu a denúncia do MPBA.

De acordo com o Procedimento Investigatório Criminal (PIC) conduzido pelo MPBA, os policiais acusados estavam intimidando uma testemunha de dois homicídios cometidos por eles. A denúncia do MPBA indica que, em 25 de fevereiro de 2024, os agentes agrediram e ameaçaram a vítima de morte, após tê-la retirado à força de sua casa, caso ela continuasse a fornecer informações contra eles à Polícia.

A sociedade conta com a integridade e a responsabilidade das forças de segurança, que devem garantir a proteção da população e a manutenção da ordem, sem transgredir os princípios éticos e legais. A colaboração ativa da comunidade é fundamental para coibir abusos e garantir a justiça em nosso país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil apreende armas de homem investigado por violência doméstica em Luís Eduardo Magalhães

A Polícia Civil, por meio do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) de Luís Eduardo Magalhães, apreendeu nesta sexta-feira três armas de...

Soldado que matou cabo do Exército tem prisão mantida pela Justiça

Um soldado do Exército, Kelvin Barros da Silva, 21 anos, foi alvo de prisão preventiva após matar a cabo Maria de Lourdes Freire...

Homem é preso em Salvador sob acusação de estupro após encontro marcado por aplicativo

Pontos centrais: 1) um homem de 25 anos foi preso em flagrante neste sábado em Salvador, acusado...