OAB se pronuncia sobre prisão de advogado que defendeu Pablo Marçal

Publicado:

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) se manifestou a respeito da prisão do advogado criminalista João Neto, contratado por Pablo Marçal (PRTB) durante sua campanha para prefeito de São Paulo em 2024. A OAB tomou medidas em relação ao ocorrido, uma vez que o advogado está sob investigação por agressão a uma mulher, sendo detido na noite da última segunda-feira (14/4) em seu apartamento em Maceió, flagrado por uma câmera de segurança.

Em nota, a OAB/AL declarou: diante dos acontecimentos que levaram à prisão do advogado, foram adotadas as providências necessárias junto ao Tribunal de Ética da OAB/AL e também foi feito contato com a Seccional da Bahia para a tomada das medidas cabíveis, visto que o acusado é inscrito na OAB/BA.

A Ordem salientou que toda conduta que possa caracterizar inidoneidade moral ou crime passível de infâmia será devidamente investigada, assegurando o devido processo legal, ampla defesa e contraditório, princípios fundamentais da Constituição e do Estatuto da Advocacia.

Além disso, a OAB reforçou que não será tolerada qualquer desvio de conduta, especialmente os que envolvam violência contra mulheres ou atentem contra os princípios que regem a prática da advocacia.


Detenção

  • João Neto foi capturado em vídeo agredindo a mulher em situação de confronto na entrada de um apartamento, resultando em ferimentos graves.
  • No momento da agressão, a vítima foi encurralada e sofreu violência física, sendo posteriormente encaminhada ao hospital com lesões na região do queixo.
  • A mulher denunciou o episódio de violência, levando à prisão em flagrante de João Neto pela Operação Policial Litorânea (Oplit) e condução à Central de Flagrantes.
  • O advogado responderá por violência doméstica e lesão corporal, enquadrados na Lei Maria da Penha.

Assista ao vídeo:

A Polícia Militar de Alagoas foi acionada por testemunhas que relataram barulhos e pedidos de socorro. Quando os PMs chegaram, João Neto não estava mais no local.

Enquanto a vítima recebia atendimento no hospital, o advogado foi flagrado pilotando uma moto nas proximidades da unidade de saúde, sendo posteriormente conduzido para a delegacia. A defesa de João Neto declarou confiança na apuração correta dos fatos pelas autoridades competentes, buscando restabelecer a verdade. Acompanhará o processo com confiança no esclarecimento dos acontecimentos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pernambuco registra mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol; estado já soma seis ocorrências

A Secretaria de Saúde de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (3), mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas...

Pedido de tutela cautelar: Ambipar rebate bancos credores em petição

O Grupo Ambipar apresentou à Justiça do Rio de Janeiro um esclarecimento sobre a tutela cautelar que protege suas operações contra ações tomadas...

MP-BA debate combate ao abate clandestino de carne em audiência pública em Itororó

Na última terça-feira, 30, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) promoveu...