Nenhuma universidade baiana atinge nota máxima no curso de Medicina na avaliação do CPC; UESB e UFBA conseguem nota 4

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2024, nenhum curso de Medicina na Bahia obteve nota máxima, indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC). A UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a UFBA (Universidade Federal da Bahia) foram as únicas a alcançar nota 4, indicando um nível de excelência segundo o ranking divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O CPC classifica as instituições com notas 4 e 5 como excelentes, enquanto a nota 3 representa um nível satisfatório, e as notas 1 e 2 indicam desempenho insatisfatório. A avaliação considera principalmente o desempenho dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Entre as universidades públicas avaliadas, a UESB e a UFBA se destacaram. Confira o desempenho das universidades baianas:

  • UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) – Jequié: CPC 3,365 (Faixa 4)
  • UFBA (Universidade Federal da Bahia) – Vitória da Conquista: CPC 3,302 (Faixa 4)
  • UFBA (Universidade Federal da Bahia) – Salvador: CPC 3,088 (Faixa 4)
  • UNEB (Universidade do Estado da Bahia) – Salvador: CPC 3,053 (Faixa 4)

O CPC também avalia o IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que mede o valor agregado ao aprendizado dos estudantes, considerando formação dos professores e a experiência dos alunos no curso. Esses critérios são fundamentais para avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil.

A pesquisa evidencia que apesar do bom desempenho das universidades baianas, nenhuma alcançou nota máxima, sendo a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, em São Paulo, a melhor avaliada no CPC 2023 no país. A busca pela excelência no ensino continua sendo um desafio para as instituições de ensino superior, visando sempre o aprimoramento constante para todos os alunos.

Portanto, é fundamental que as universidades continuem investindo em melhorias para alcançar patamares cada vez mais elevados em qualidade de ensino, preparando assim os futuros profissionais de Medicina.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Associação de Supermercados pede no STF suspensão de lei que obriga distribuição de sacolas plásticas em Salvador; entenda

O STF negou, nesta sexta-feira (5), o pedido da Associação Bahiana de Supermercados (Abase) para suspender os efeitos da Lei Municipal n° 9.817/2024,...

TJ-BA cede antigos imóveis judiciários para prefeituras em contratos de uso gratuito

O Tribunal de Justiça da Bahia formalizou a cessão de três imóveis para uso das prefeituras de Serrinha e Macaúbas, no interior. A...

Operação “Anátema: Fase 2” prende seis integrantes de organização criminosa

Operação Anátema: Fase 2 é a ação da Polícia Civil da Bahia que avança contra a organização criminosa liderada por Fábio Souza Santos,...