Uma operação da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) resultou na retirada de 11 embarcações e apreensão de outras 6 nas localidades de Valença e Gamboa do Morro, em Cairu, no Baixo Sul do estado. As ações iniciaram na última quarta-feira, quando 181 embarcações foram abordadas, totalizando 38 notificações por descumprimento das Normas da Autoridade Marítima.
No dia 7 de abril, duas lanchas, Safira e Lipe e Lara, colidiram em frente à praia da Gamboa, ao lado de Morro de São Paulo. O acidente resultou na morte de uma pessoa e deixou outras 14 feridas.
De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), nenhuma das embarcações possuía autorização para operar transporte intermunicipal de passageiros ou licença para turismo ou fretamento.
Na sexta-feira (18), a CPBA realizou ações educativas nas localidades como parte da campanha “Legal no Mar – Navegue com Segurança”, voltada às tripulações das embarcações que atuam no transporte de passageiros e turismo náutico.
Durante as palestras, foram abordados temas como o uso correto dos equipamentos de salvatagem, a navegação segura de embarcações e o respeito às normas da Autoridade Marítima. Além disso, foram distribuídos materiais informativos, incluindo exemplares do Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar (Ripeam), com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico e conscientização das tripulações.
Em comunicado, a CPBA informou que qualquer irregularidade no mar pode ser reportada, juntamente com fotos e vídeos, para a Ouvidoria da CPBA, por meio do email [email protected] ou pelo número (71) 3507-3777.
A segurança nas águas é fundamental para a proteção de todos. Seja parte ativa na promoção de um ambiente marítimo seguro e em conformidade com as normas vigentes.
Comentários Facebook