Só 6 mulheres em todo o mundo podem usar branco em encontros com o Papa

Publicado:

No Vaticano, os protocolos são estritamente seguidos, incluindo regras rígidas sobre vestimentas para audiências com o Papa. O tradicional preto é a cor exigida para tais encontros, exceto para um grupo muito restrito de mulheres, apenas seis em todo o mundo, que têm a permissão exclusiva de vestir branco nessas ocasiões. Uma dessas privilegiadas é a rainha Letizia da Espanha.

Anitta Ruiz, especialista em protocolo, ressalta que esse privilégio, conhecido como “privilégio do branco”, é uma concessão única do Vaticano às soberanas das casas reais católicas. Essas mulheres têm o direito de trocar o traje preto — simbolizando respeito e sobriedade — por vestes brancas, cor associada à pureza, paz e, nesse contexto, ao poder e respeito.

“O ‘privilégio do branco’ é uma das tradições de vestimenta mais antigas e representa um gesto de distinção e honra do Vaticano em relação a essas soberanas”, explica Ruiz.

Além da rainha Letizia, fazem parte desse seleto grupo: a rainha emérita Sofía da Espanha, as rainhas Paola e Matilde da Bélgica, a grã-duquesa Maria Teresa de Luxemburgo e a princesa Charlene de Mônaco.

Embora possa parecer um detalhe meramente cerimonial, o uso do branco em audiências papais simboliza a profunda ligação histórica entre o Vaticano e as monarquias católicas da Europa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mestre do disfarce: grupo usa escolta armada para transportar muamba

A Pol?icia Federal (PF) lançou, na manhã desta terça-feira (7/10), a Operação Escolta Ilícita para desmontar um esquema que utilizava veículos de segurança...

‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’, nova série derivada de ‘Game of Thrones’, estreia em janeiro de 2026

A HBO confirmou que ‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’, uma série que se passa no universo de ‘Game of Thrones’, terá sua estreia...