Só 6 mulheres em todo o mundo podem usar branco em encontros com o Papa

Publicado:

No Vaticano, os protocolos são estritamente seguidos, incluindo regras rígidas sobre vestimentas para audiências com o Papa. O tradicional preto é a cor exigida para tais encontros, exceto para um grupo muito restrito de mulheres, apenas seis em todo o mundo, que têm a permissão exclusiva de vestir branco nessas ocasiões. Uma dessas privilegiadas é a rainha Letizia da Espanha.

Anitta Ruiz, especialista em protocolo, ressalta que esse privilégio, conhecido como “privilégio do branco”, é uma concessão única do Vaticano às soberanas das casas reais católicas. Essas mulheres têm o direito de trocar o traje preto — simbolizando respeito e sobriedade — por vestes brancas, cor associada à pureza, paz e, nesse contexto, ao poder e respeito.

“O ‘privilégio do branco’ é uma das tradições de vestimenta mais antigas e representa um gesto de distinção e honra do Vaticano em relação a essas soberanas”, explica Ruiz.

Além da rainha Letizia, fazem parte desse seleto grupo: a rainha emérita Sofía da Espanha, as rainhas Paola e Matilde da Bélgica, a grã-duquesa Maria Teresa de Luxemburgo e a princesa Charlene de Mônaco.

Embora possa parecer um detalhe meramente cerimonial, o uso do branco em audiências papais simboliza a profunda ligação histórica entre o Vaticano e as monarquias católicas da Europa.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sobe para 27 o número de mortos em acidente de avião em Bangladesh

Um grave acidente aéreo abalou Bangladesh, resultando na trágica perda de 27 vidas. Um jato de treinamento da Força Aérea, durante uma missão...

Defesa Civil interdita espaço, e projeto social é desalojado no DF

Os alunos e professores do projeto social Gravura em Foco enfrentam um momento de incerteza e apreensão. Oferecido gratuitamente no Museu Vivo da...

Donald Trump não tem plano claro para política tarifária, diz pesquisa

Uma pesquisa recente do instituto YouGov, divulgada pela CBS, revela que a política tarifária do presidente Donald Trump não encontra apoio entre os...