INSS: delegado alvo da PF por fraude já cobrou motosserra como propina

Publicado:

Marcello Renault Menezes, ex-delegado expulso da Polícia Civil de Roraima por solicitar uma motosserra e um motor de luz como pagamento de fiança, agora é um dos alvos da Operação Cessatio da Polícia Federal. A operação visa desmantelar um esquema criminoso que manipulava benefícios do INSS em Roraima.

Investigações apontam que Renault usava seu conhecimento do sistema público para facilitar a concessão de benefícios assistenciais a idosos venezuelanos por meio de documentação falsa, resultando em um prejuízo estimado de R$ 16 milhões aos cofres públicos. Mandados de busca e apreensão foram autorizados em sete escritórios de advocacia ligados ao ex-delegado, hoje atuando como advogado trabalhista.

Esta não é a primeira vez que Marcello Renault está envolvido em escândalos de corrupção. Em 2010, ele foi denunciado por libertar um preso em troca de uma motosserra e um motor de luz. O delegado chegou a dar R$ 20 ao preso para custear o transporte, com a condição de que os objetos fossem entregues no dia seguinte, resultando em sua condenação por corrupção passiva e falsidade ideológica.

Desde sua prisão em 2011 e perda do cargo público, Renault atua como advogado, mantendo influência nos bastidores. Agora, é acusado de participar de um esquema que beneficiava ilegalmente idosos venezuelanos com o BPC-Loas do INSS, voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Muitos beneficiários, segundo a Polícia Federal, nem residiam no Brasil, retornando à Venezuela após o recebimento dos pagamentos que continuavam sendo depositados.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Mala é abandonada no meio da rua no Itaigara; esquadrão anti-bomba é acionado

Um susto tomou conta dos moradores da Rua Hermann Neeser, no bairro do Itaigara, em Salvador, nesta segunda-feira (25). Uma mala...

Passageiro morto em carro de aplicativo após emboscada é identificado no IML de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: Na tarde do último sábado, 23 de agosto, Laerte Ferreira de Souza, de 33 anos, foi assassinado em...