Fernando Collor é preso em Maceió após condenação em processo da Lava Jato

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-presidente e ex-senador, Fernando Collor de Mello, foi preso na madrugada desta sexta-feira (25) em Maceió, Alagoas. A ordem de prisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A prisão aconteceu enquanto Collor se preparava para ir a Brasília, onde, conforme sua defesa, pretendia se entregar às autoridades.

Essa prisão representa o desfecho de um processo iniciado durante a Operação Lava Jato. Em 2023, Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Após a rejeição de todos os recursos apresentados ao STF, a condenação tornou-se definitiva.

De acordo com o Ministério Público Federal, Collor teria recebido aproximadamente R$ 29,9 milhões em propinas entre 2010 e 2014. Os valores foram repassados através de contratos entre a BR Distribuidora (subsidiária da Petrobras) e a UTC Engenharia, empresa envolvida em vários esquemas investigados pela Lava Jato. Em contrapartida, Collor teria favorecido a empreiteira na construção de bases de distribuição de combustíveis.

Além do ex-presidente, os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos também foram condenados por participação no esquema.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cão Orelha: caso quebra polarização entre esquerda e direita. Entenda

Caso do cão Orelha mobiliza cidade e debate políticas de proteção animal A morte do cão Orelha, ocorrida na Praia Brava, em Florianópolis (SC),...

Corregedoria da Bahia alerta cartórios sobre irregularidades em atos notariais de unidade no Ceará

A Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que todos os cartórios das comarcas de entrância inicial...

STJ decide que atraso ou cancelamento de voo não gera dano moral presumido e muda cenário de indenizações

Meta descrição: STJ decide que atraso de voos não gera automaticamente indenização por danos morais; a aplicação do CDC exige comprovação de dano...