Terremoto deixa 20 feridos e edifícios destruídos no Equador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Pelo menos vinte pessoas ficaram feridas e 135 residências foram destruídas por um terremoto de magnitude 6,3 que sacudiu nesta sexta-feira (25) a província de Esmeraldas, no noroeste do Equador, perto da fronteira com a Colômbia. Duas estradas e uma ponte também registraram danos. O presidente Daniel Noboa mandou instalar abrigos e distribuir kits de ajuda humanitária. “O governo está com vocês, e é assim que vamos seguir em frente”, escreveu o presidente no X, que viajou na quinta-feira (24) para o funeral do papa Francisco em Roma.

He dispuesto el despliegue inmediato de todos los ministros en la provincia de Esmeraldas para coordinar la instalación de albergues, entrega de kits de ayuda humanitaria y asistencia en todo lo que nuestra gente necesite.

El gobierno está con ustedes, y así vamos a salir…

— Daniel Noboa Azin (@DanielNoboaOk) April 25, 2025

Nas ruas, os moradores andavam evitando os escombros, outros tentavam remover uma parede que se desprendeu de um edifício e caiu na rua. O terremoto, que foi registrado a 8,4 quilometros da cidade de Esmeraldas, ocorreu a uma profundidade de 35 quilômetros por volta das 6h45 locais (8h45 em Brasília). As autoridades descartaram um alerta de tsunami.

O terremoto foi sentido em dez das 24 províncias do país, incluindo Manabí, Los Ríos, Guayas e Pichincha, segundo o SNGR. No momento do tremor “a luz caiu, a Internet caiu e tivemos que sair para os quintais”, relatou o ex-candidato presidencial indígena Yaku Pérez, que estava em Esmeraldas para apresentar um livro.

Vinte minutos após o primeiro sismo, o Instituto Geofísico do Equador reportou outro tremor de magnitude 4,1 na província costeira de Guayas, no sudoeste do país, a uma profundidade de 86 quilômetros. De acordo com o Instituto Geofísico, esse sismo não tem relação com o de Esmeraldas.

Na semana passada, o Equador marcou o aniversário do terremoto de 2016 que atingiu os litorais de Manabí e Esmeraldas. Com magnitude de 7,8, deixou 673 mortos e cerca de 6.300 feridos.

*Com informações da AFP

Publicado por Nátaly Tenório

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Austrália classifica ataque a tiros em Sidney como ‘terrorista’

A polícia de New South Wales classificou o tiroteio ocorrido em uma praia de Sydney como um ataque terrorista dirigido à comunidade judaica,...

Saiba quem é o homem que desarmou um dos atiradores de ataque na Austrália

Um vídeo que mostra um pedestre desarmando um dos atiradores durante o ataque ocorrido neste domingo na praia de Bondi, em Sydney, ganhou...

Polícia prende suspeito de ataque a tiros em universidade dos EUA

No sábado, 13 de dezembro de 2025, a Universidade Brown, localizada em Rhode Island, foi alvo de um ataque a tiros que deixou...