Mais uma Denúncia: Suzano acumula denúncias de invasão de terras e prejudica pequenos proprietários no Extremo Sul

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

caeta

Teixeira de Freitas: A Suzano Papel e Celulose, uma das maiores empresas do setor de papel e celulose do mundo, volta a ser alvo de graves denúncias no Extremo Sul da Bahia. Desta vez, o proprietário rural Arrenius Novais Lima, e sua advogada, Dra. Ingrid Lima, denunciam a empresa por invasão de terras, conivência de cartório e morosidade da justiça em um caso que se arrasta há anos.

Segundo a denúncia, a Suzano ocupa ilegalmente parte da Fazenda Caetano, de propriedade de Arrenius, localizada no Córrego da Gameleira, distrito de Juerana, município de Caravelas. A área, com 50 hectares, foi adquirida de boa-fé por Arrenius em 20 de maio de 2020, do Sr. José Caliman, que a possuía desde 1985, conforme escritura pública registrada em cartório. No entanto, ao tentar regularizar a situação do imóvel junto aos órgãos competentes, Arrenius descobriu que parte de sua propriedade estava sobreposta a uma área registrada na matrícula BCA5324, em nome da Garacuí Comercial S.A, subsidiária da Suzano.

calim

“A Suzano ocupa a terra que não é dela. A Suzano sabe que a terra não é dela. E a Suzano não sai da terra”, desabafa Arrenius.

A advogada Dra. Ingrid Lima afirma que buscou solucionar o problema de forma amigável, notificando a Suzano e solicitando o desmembramento da área sobreposta. No entanto, a empresa reconheceu a sobreposição, mas se recusou a retificar a matrícula em cartório.

“O setor DRL da Suzano entendeu que há uma sobreposição de área, o jurídico da Suzano também reconhece a sobreposição. E entendemos que o cartório de Caravelas está sendo conivente com a situação”, denuncia a advogada. “E denunciamos também a morosidade da justiça em dar andamento ao processo.”

Ainda segundo a advogada, o cartório de registro de imóveis de Caravelas se negou a retificar o registro, sob a justificativa de que só poderia agir a requerimento da Suzano. “O cartório confirmou a ilegalidade do registro na matrícula da Suzano, mas negou-se a retificar de ofício, e ainda confirmou que o tal imóvel sempre esteve registrado no livro 3 em nome do antigo vendedor”, explica Dra. Ingrid.

zzea

Diante da recusa da Suzano em resolver a situação administrativamente, Arrenius Novais Lima ingressou com uma Ação Reivindicatória C/C Imissão na Posse na Justiça, buscando reaver suas terras. No entanto, o processo enfrenta lentidão e a Suzano continua explorando a área com plantio de eucalipto.

A advogada reforça que as provas documentais comprovam a posse legítima de Arrenius, destacando a Certidão de Inteiro Teor atualizada do imóvel e a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) referente aos anos de 2023 e 2024, além de outros ITRs de anos anteriores. A posse legítima do cliente, tem sido desrespeitada, com a realização de plantio de eucalipto na área desde 2011, conforme as documentações anexadas”.

vsgrs

“Essa certidão de inteiro teor é a atualizada que consta hoje no cartório, já que o comprador registrou o contrato de compra e venda e tem documentos da transferência de José Caliman para Arrenius”, explica a advogada.

Além de perder a posse da terra, Arrenius Novais Lima também teve prejuízos financeiros com a ação da Suzano. “A empresa retirou a placa de identificação colocada pelo Sr. Arrenius; efetuou o corte do eucalipto que estava plantado e já iniciou um novo plantio na área. Com isso, o Arrenius está sofrendo danos irreparáveis, principalmente financeiros”, afirma a advogada.

bsgsrs

A Suzano Celulose ainda não se pronunciou sobre as denúncias.

O Liberdade News acompanha o caso e aguarda um posicionamento da empresa.

ssra

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

Materias relacionadas

“Fui roubado”: Proprietário rural denuncia Suzano por invasão, destruição e prejuízos milionários no Extremo Sul da Bahia

Audiências ignoradas, documentos fraudados: Advogados denunciam o jogo sujo da Suzano para manter invasão de terras no Sul da Bahia

Conflito de versões: polícia afirma que eucalipto era da Suzano, enquanto defesa apresenta documentos de propriedade privada

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Idosa de 78 anos é resgatada em situação de abandono no Entorno do DF

Divulgação/PCGO Uma idosa de 78 anos foi resgatada pela Polícia Civil de Goiás (PCGO) em uma casa de Valparaíso de Goiás, cidade do Entorno do...

Drogas são apreendidas após confronto no Beco da Rabada, na Federação, em Salvador

Na tarde da última sexta-feira (20), uma ação da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) resultou na apreensão de drogas no Beco da...

PM prende homem com grande quantidade de haxixe “dry” e R$ 964 no DF. Veja vídeo

MenuMetropólesSuspeito de tráfico de drogas também estava em posse de porções de cocaína, crack e maconha, segundo a PMDF21/02/2026 08:59, atualizado 21/02/2026 09:09metropoles.comDivulgação/PMDF A...