Lula sanciona lei que amplia pena para crimes contra juízes e promotores

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Lula sancionou uma lei, com vetos, que protege membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, qualificando crimes de homicídio e lesão corporal dolosa praticados contra eles.

 

Entre os vetos, está a parte que permitia a redução da transparência nos salários de juízes e procuradores, assim como o artigo que afirmava haver risco permanente nas atividades dos magistrados e integrantes do MP.

A sanção, publicada no “Diário Oficial” da União nesta quarta-feira (7), introduz um programa especial que assegura proteção a essas autoridades e aos oficiais de Justiça, sempre que necessária.

Uma das diretrizes de segurança inclui garantias de escolta e recursos adequados para sua proteção.

A nova norma estabelece que homicídios e lesões corporais dolosas contra membros do MP ou da magistratura, em razão de suas funções, são considerados crimes qualificados, com penas aumentadas para cônjuges e parentes até o terceiro grau.

De acordo com o Código Penal, homicídio qualificado resulta em penas de reclusão de 12 a 30 anos, enquanto lesões dolosas terão suas penas aumentadas de um terço a dois terços conforme a nova legislação.

Além disso, homicídio qualificado, lesão corporal gravíssima e lesão seguida de morte são classificados como crimes hediondos.

As medidas de segurança para magistrados e procuradores incluem reforço de segurança, coletes à prova de balas, veículos blindados, e garantias de custeio com mudanças e transporte, além de vagas em instituições públicas de ensino para seus filhos e dependentes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escola é condenada a dar pensão a aluno que teve olho furado por lapiseira

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou o Colégio Triângulo, no Distrito Federal, a pagar uma pensão vitalícia de um salário mínimo por...

Metrópoles Run: confira como foi a entrega de kits dos atletas

A entrega dos kits para o Metrópoles Run, realizada nesta sexta-feira (19/12), abriu a contagem regressiva para a grande corrida de rua que...

Nova luta: Com diária de R$ 110, cordeiros buscam inclusão no projeto de Tarifa Zero para Carnaval de Salvador de 2026

Os cordeiros que atuam no Carnaval de Salvador têm uma nova pauta para debate além do valor da diária, hoje fixado em R$...