Fetrab envia relatório que propõe redução da jornada de trabalho e fim da escala 6×1 à AL-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) protocolou um relatório no Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), buscando apoio do Governo do Estado para acabar com a escala 6×1. A proposta, enviada na terça-feira (6), sugere a redução da jornada de trabalho de 40 horas semanais para 30 horas.

O documento, intitulado “Jornada Inteligente”, pretende mobilizar instituições e setores da sociedade para promover melhores condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores baianos.

“Acreditamos que a redução da jornada é essencial para fortalecer os direitos dos trabalhadores, promovendo dignidade e melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”, afirmou Almir Izidório, coordenador jurídico da Fetrab.

O coordenador de Mobilização, Flávio Penedo, destacou a importância de sensibilizar o Governo e a sociedade sobre a relevância da pauta. “Juntos, somos mais fortes na luta por uma jornada de trabalho digna”, enfatizou.

No fim de fevereiro, o deputado estadual Hilton Coelho (Psol) protocolou um projeto de lei para acabar com a escala de trabalho 6×1 para os servidores da rede pública estadual, reduzindo a carga horária de 48 para 32 horas semanais.

Hilton justificou que a escala 4×3 poderia fomentar o emprego na Bahia, citando experiências em outros países como exemplo. Ele também mencionou que a atual carga horária contribui para o adoecimento mental dos trabalhadores.

“Estudos demonstram que a redução da jornada ajuda a preservar e criar novos postos de trabalho, impulsionando a economia e reduzindo a informalidade e a precarização”, escreveu Hilton.

Atualmente, o projeto aguarda apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carreta carregada de blocos capota no Sudoeste baiano; moradores evitaram saque de carga

Uma carreta carregada de blocos capotou na BA-156, em Macaúbas, no Sudoeste da Bahia, na manhã deste domingo (28). O acidente ocorreu perto...

Mulher morre após dar entrada com dores abdominais no Hospital Regional de Irecê

Uma mulher de 26 anos morreu no Hospital Regional de Irecê, no Centro Norte baiano, após dar entrada com fortes dores abdominais. Thainá...

Emendas Pix: 142 municípios da Bahia não receberam transferências especiais em 2025

Resumo para SEO: Em 2025, 142 dos 417 municípios da Bahia não receberam repasses por meio das Emendas Pix, equivalentes a 34% do...