Justiça suspende eleição do Conselho Municipal do Carnaval por falta de transparência

Publicado:

O Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar) não poderá realizar novas eleições internas até que se assegure a transparência e o respeito ao regimento interno.

A decisão do juiz Pedro Rogério Castro Godinho, da 8ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, surgiu após um pedido da Associação dos Blocos de Salvador (ABS), que denunciou a permanência da empresária Márcia Mamede na mesa diretora por ultrapassar o prazo de mandato.

O juiz declarou nulos todos os atos da reunião, incluindo a eleição da nova Mesa Diretora e do Coordenador Executivo do Carnaval, que se baseou na Resolução nº 04/2025.

Conforme os autos, a convocação foi realizada por alguém impedido de exercer o cargo e em prazo inferior a oito dias, comprometendo a participação plena dos conselheiros.

A falta de uma lista atualizada dos conselheiros também prejudicou a transparência e a integridade do processo eleitoral.

A Justiça exige que o Comcar divulgue a lista completa e atualizada dos representantes antes de novas convocações e que respeite todos os prazos e regras estabelecidos para eleições.

Uma nova eleição, marcada para 5 de maio, foi suspensa quase um mês após a Justiça ter interrompido uma reunião do Conselho e concedido liminar à ABS, envolvendo Márcia Mamede.

Márcia, ao Bahia Notícias, discordou da decisão: “Em 2022 fui coordenadora, em 2023 vice-presidente, e neste ano não poderei concorrer, pois o cargo de coordenadora não permite reeleição. É uma instituição que valorizamos muito”, destacou.

Além da suspensão da eleição, a Justiça determinou que o Município de Salvador seja oficialmente notificado pelo Procurador-Geral, que deverá apresentar resposta em 15 dias. O juiz também garantiu que a decisão tenha força de mandado judicial/ofício, obrigando a administração pública a cumpri-la imediatamente.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

João Roma convida marido da prefeita de Vitória da Conquista para se filiar ao PL e disputar vaga na AL-BA em 2026

João Roma, presidente do PL na Bahia, convidou Wagner Lemos, marido da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, para se filiar ao...

Sesab recebe menção honrosa nacional por projeto do Selo Estadual de Humanização

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi recentemente destacada em nível nacional com uma menção honrosa. O reconhecimento veio na...

Ex-prefeito de Irecê, Luizinho Sobral lança pré-candidatura a deputado estadual

Luizinho Sobral, ex-prefeito de Irecê e ex-deputado estadual, oficializou sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. O anúncio foi feito em...