O presidente Donald Trump anunciou, via Truth Social, que Edan Alexander, um refém americano-israelense do Hamas, está a caminho de casa. O jovem de 21 anos foi mantido em cativeiro desde outubro de 2023.
“Tenho o prazer de anunciar que Edan Alexander está voltando para casa, para sua família. Sou grato a todos os envolvidos nesta conquista monumental”, escreveu Trump.
Segundo Trump, essa libertação reflete um gesto de boa-fé em relação aos Estados Unidos e o trabalho de mediadores, como Catar e Egito, para acabar com o conflito e devolver todos os reféns.
Ele expressou esperança de que essa seja uma das etapas finais para o término do conflito brutal e aguarda com expectativa o dia da celebração.
Anúncio do Hamas
O Hamas confirmou a libertação de Edan após diálogos com representantes dos EUA, que visam estabelecer uma trégua com Israel. O jovem foi capturado enquanto servia em uma unidade de elite próxima a Gaza.
Khalil al-Hayya, chefe exilado do Hamas, declarou que a liberação de Edan faz parte dos esforços para um cessar-fogo e assinalou a disposição do movimento para iniciar negociações sérias que visem um acordo final, incluindo a troca de prisioneiros e a administração de Gaza por um comitê profissional.
Al-Hayya também elogiou os mediadores do Catar, Egito e Turquia pelos esforços realizados até o momento.
O anúncio ocorreu pouco antes da visita de Trump ao Oriente Médio, embora ele tenha afirmado que não planeja fazer uma parada em Israel. Atualmente, 58 das 251 pessoas sequestradas durante os ataques de 7 de outubro ainda estão em cativeiro na Gaza, com 34 já declaradas mortas pelo Exército israelense.
Comentários Facebook