Justiça Eleitoral anula chapa do MDB em Andaraí por fraude à cota de gênero e cassa mandato de vereadores

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Justiça Eleitoral da 119ª Zona Eleitoral de Andaraí, na Bahia, anulou a chapa do MDB nas eleições municipais de 2024 devido a fraude à cota de gênero. A juíza Gessica Oliveira Santos revelou que a candidatura de Eliane Ribeiro Veneruci era uma “candidatura fictícia”, criada para simular o cumprimento da exigência legal de que pelo menos 30% dos candidatos sejam mulheres.

A ação foi proposta pelo PSB e pela candidata Maryuch Santana do Carmo, que demonstraram que Eliane foi utilizada apenas como fachada. Diversos indícios corroboraram a decisão, como a fraca votação da candidata (apenas um voto), a falta de campanha efetiva e a reprovação total de suas contas pela Justiça Eleitoral.

Em seu depoimento, Eliane admitiu não saber seu próprio número de campanha e revelou desconhecimento sobre os gastos com recursos públicos, mesmo tendo recebido R$ 30 mil do fundo eleitoral. Ela ainda alegou que não viu necessidade em divulgar sua candidatura.

A determinação judicial resultou na cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) do MDB e dos diplomas dos vereadores eleitos Helton de Andrade Ferreira e Edinorman Santos de Jesus. Todos os votos recebidos pelo partido foram considerados nulos, com a ordem de recontagem dos quocientes eleitoral e partidário para redistribuição das cadeiras na Câmara Municipal.

Consequentemente, Eliane Ribeiro Veneruci foi declarada inelegível por oito anos, e o Ministério Público Eleitoral foi acionado para investigar possíveis crimes eleitorais e envolvimentos de dirigentes partidários na fraude.

Essa decisão reafirma a posição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que fraudes às cotas de gênero ferem a integridade das eleições, configurando abuso de poder e passíveis de cassação e inelegibilidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRT-BA devolve imóvel à União em Salvador; prédio será compartilhado entre Sesab e Ministério Público

Um imóvel da União localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, com mais de 4,4 mil metros quadrados, foi formalmente devolvido pelo Tribunal Regional...

Sesab confirma casos de Mpox em Salvador e Vitória da Conquista e investiga mais casos suspeitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou que duas pessoas foram diagnosticadas com Mpox em território baiano, conforme informações divulgadas pela...

Bahia registra marca histórica no fluxo de turistas durante os dias de Carnaval

Fotos Thuane Maria GOVBA Até a Quarta-feira de Cinzas, devem circular pela Bahia 3,7 milhões de visitantes nas 13...