Após polêmica, sindicato das escolas diz manter relação respeitosa e saudável com a prefeitura de Lauro de Freitas

Publicado:

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe) se manifestou sobre a medida da prefeitura de Lauro de Freitas que exige sinalizações nas escolas privadas para minimizar transtornos no trânsito. Em nota, a entidade reafirmou que a relação com a prefeitura é respeitosa e saudável, conforme as normas vigentes.

O presidente do Sinepe, Wilson Abdon, mencionou que algumas escolas receberam notificação da Secretaria de Mobilidade sobre a necessidade de requalificação das sinalizações para maior segurança dos alunos e famílias. Ele destacou que essa ação está alinhada ao projeto “Maio Amarelo” da gestão municipal, que visa aumentar a conscientização sobre segurança no trânsito.

A nota também ressaltou a obrigatoriedade das Instituições de Ensino em cumprir a Lei Municipal n°1.570 de 2015, a qual rege a sinalização nas vias públicas onde se localizam estabelecimentos de ensino, permitindo a liberdade para a contratação de prestadores de serviços adequados.

A partir da publicação do Bahia Notícias, o assunto ganhou destaque, principalmente pela determinação da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de que escolas particulares instalem sinalizações, como faixas de pedestres, utilizando recursos próprios de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Contudo, essa medida foi questionada após denúncias sobre a conduta da subsecretária Verônica Lemos, que, segundo representantes de escolas, teria indicado um prestador de serviços específico por cerca de R$ 9 mil por unidade, com pagamento via pix. Essa empresa, representada por Márcio Henrique Carvalho Santana, propôs um pacote que incluía pintura e sinalização, com um adiantamento de 50% antes do serviço.

O caso levanta questões sobre a transparência e a condução das ações da prefeitura. Você tem alguma opinião sobre a relação entre as escolas e a prefeitura? Comente abaixo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otto garante aprovação de cerca de R$ 340 milhões para impulsionar infraestrutura sustentável em Feira de Santana

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, na terça-feira (7), o relatório do senador Otto Alencar (PSD-BA), que valida a autorização do governo...

Ministério público pede prisão preventiva de ex-vereador de Feira de Santana envolvido em acidente fatal

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu a prisão preventiva de Josse Paulo Pereira Barbosa, conhecido como Paulão do Caldeirão. O ex-vereador está...

Filho de Maria Del Carmen, superintendente do Desenbahia deve ser lançado pelo PT para herdar “votos” dela em 2026

André Fidalgo, superintendente da Desenbahia, deve ser lançado como candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. Ele está sendo preparado para herdar...