Justiça espanhola condena cinco torcedores do Valladolid por racismo contra Vinícius Júnior

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Cinco torcedores do Real Valladolid foram condenados à prisão por um ano por insultos racistas contra Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, durante uma partida em 30 de dezembro de 2022, no Estádio José Zorrilla.

A decisão surgiu de um acordo judicial entre a defesa, o Ministério Público e o representante do jogador. Além da pena, os réus receberam multas entre 1.080 e 1.620 euros. Eles também ficarão inabilitados por quatro anos para atividades educativas, esportivas ou de lazer e perderão o direito ao sufrágio passivo nesse período.

No jogo, os torcedores ofenderam Vinícius com xingamentos racistas quando ele se dirigia ao banco de reservas, e essas manifestações foram rapidamente compartilhadas nas redes sociais, gerando ampla repercussão.

O acordo previu penas de um ano de prisão e multas diárias, além da inabilitação especial. O quinto réu recebeu uma multa menor por não aceitar a pena de prisão.

Apesar da condenação, Vinícius Júnior decidiu não buscar compensação financeira pelo caso.

A sentença será enviada à Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte, que já havia iniciado um processo administrativo contra os acusados, atualmente suspenso, aguardando a conclusão judicial.

Esse episódio se soma a outras ações na Espanha para combater o racismo nos estádios, como a condenação de torcedores do Valencia por ofensas semelhantes ao jogador em 2023. A firmeza das autoridades reflete um aumento na pressão por tolerância zero ao racismo no esporte.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF apreende 51 kg de ouro em aeronave particular em Roraima e carga é avaliada em R$ 37 milhões

A Polícia Federal apreendeu aproximadamente 51 quilos de ouro transportados por uma aeronave particular que chegou ao...

Carla Diaz se pronuncia sobre comparações com Marina Ruy Barbosa

Carla Diaz comentou recentemente as comparações que surgiram nas redes sociais sobre sua interpretação de Suzane von Richthofen em relação à atuação de...

STF tranca ação penal contra Igor Cariús acusado de combinar cartão amarelo por R$ 30 mil em 2022

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal trancou a ação penal contra o jogador de futebol Igor Cariús, cuja identidade completa é Igor...