Para a Secretária de Turismo e Cultura de Caravelas, Leila Borges, que participou ativamente do evento, “o turismo pode transformar as economias municipais, promovendo oportunidades reais de crescimento para os baianos, cuja economia tem no turismo uma das principais fontes de geração de emprego”, disse.
O 2º Seminário Gestão em Turismo, realizado no Centro de Convenções de Feira de Santana em 7 de maio de 2025, reuniu mais de 500 participantes, incluindo prefeitos, secretários municipais, empresários e especialistas das 13 zonas turísticas da Bahia. Promovido pela Secretaria de Turismo da Bahia, o evento contou com um investimento de R$ 250 mil, reafirmando o compromisso com o turismo como motor do desenvolvimento econômico e social.
Na abertura, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância das políticas públicas para o setor, que representa 5% do PIB baiano. “É urgente a aplicação de investimentos em infraestrutura e capacitação, além da articulação entre Estado e municípios para otimizar os serviços e aumentar o fluxo turístico”, pontuou.

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, reforçou que “a integração entre Estado e municípios como fator decisivo para o reconhecimento da Bahia no cenário nacional tem papel importante para consolidar o desenvolvimento turístico”.
Diversos prefeitos endoçaram esse pensamento, se unindo num esforço colaborativo para fortalecer as políticas públicas voltadas ao turismo nos vários níveis governamentais, com vistas na geração de emprego e renda no setor.
O seminário também incluiu apresentações culturais, como do repentista Bule Bule e do grupo Guerreiros de São Jorge, valorizando o patrimônio cultural da Bahia. Certificados foram entregues a municípios reconhecidos pelo Ministério do Turismo, consolidando sua presença no Mapa do Turismo Brasileiro.
O que você achou do seminário? Curta, compartilhe e comente colocar o turismo como centro das discussões de políticas públicas como ferramenta de inclusão e transformação social, sobretudo, em municípios com forte apelo turístico.
Comentários Facebook