Matheus Vidal, conhecido como o “Mago do Equilíbrio”, conquistou o título de campeão mundial de Slackline na Copa Mundial realizada na Bélgica, em abril. Ele não apenas garantiu o primeiro lugar como também quebrou o recorde mundial, completando a prova em 46 segundos e 76 milésimos.
Natural de Itamaraju, Matheus começou a praticar a modalidade Highline há 8 anos. Em entrevista, ele compartilhou como se preparou para a competição: “Eu já conhecia a maioria dos meus adversários. Para estar em forma, treinei intensamente nos meses que antecederam a competição. Sabia que estava pronto para mostrar meu potencial. Enfrentei desafios, como o frio, já que estamos acostumados com o calor baiano.”
“Meu principal adversário era o Sascha Grill da Alemanha. Pensei que já havia conquistado o segundo lugar, mas decidi dar o meu melhor. Se ele fosse mais rápido, mereceria a vitória. Foquei em meu desempenho,” contou o atleta.
Foto: Reprodução / Arquivo pessoal
Matheus revelou que seu primeiro contato com o Slackline ocorreu ao se mudar para Uberlândia, onde adquiriu equipamentos e iniciou sua trajetória como atleta. “Minha família é humilde e sempre trabalhei para ajudar em casa. Demorei dois anos para decidir me tornar profissional, até que em 2018 pedi demissão e fui atrás do meu sonho na escola de circo,” explicou.
Foto: Reprodução / Arquivo pessoal
O ESPORTE
O Slackline, inicialmente uma prática de escaladores dos EUA na década de 80, ganhou popularidade no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. Usando uma fita de nylon suspensa a cerca de 30 centímetros do chão, os atletas buscam o equilíbrio. O esporte tem diversas modalidades, como Longline e Yogaline, além do Highline, que Matheus pratica.
“No Slackline, montamos uma fita de aproximadamente 5 centímetros de largura entre dois pontos para equilibrar. Existem várias vertentes, como acrobacias e o Highline, que é praticado entre altitudes como prédios e montanhas,” detalhou Matheus.
O próximo desafio do “slackliner” será a Copa Mundial em Paris, programada para os dias 13 a 15 de junho, onde representará a Bahia com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia.
Comentários Facebook