Quase 3.000 pessoas são evacuadas por enchentes na Argentina

Publicado:

Na Argentina, a devastação causada por inundações forçou quase 3.000 pessoas a deixar suas casas na província de Buenos Aires. A tempestade, que se intensificou até a madrugada do último domingo, afetou fortemente a capital e sua área metropolitana, onde vivem cerca de 15 milhões de habitantes. O governo da província confirmou que, no momento, há 2.938 evacuados distribuídos em 21 municípios.

As autoridades estão ativamente à procura de três desaparecidos: um casal que estava a cavalo na cidade de Rojas e um homem de 78 anos que viajava pela Rota 41. O número de evacuações teve uma leve redução em comparação ao dia anterior, mas a situação continua crítica.

Com a água começando a recuar, os evacuados começam a retornar para suas residências. O governo provincial e nacional iniciaram operações de emergência, mobilizando brigadistas, equipes técnicas e enviando suprimentos essenciais como colchões, cobertores, roupas secas, água e alimentos para as áreas mais afetadas.

O governador Axel Kicillof descreveu o evento climático como “absolutamente extraordinário,” apontando para as mudanças climáticas como um fator fundamental. Ele fez um paralelo com as inundações catastróficas que ocorreram em Bahía Blanca em março, ressaltando que há regiões que nunca enfrentaram situações como essa.

A meteorologista Cindy Fernandez, do Serviço Meteorológico Nacional, alertou que as chuvas deste mês superaram em cinco vezes a média histórica de precipitação de 70 a 80 milímetros para maio. Essa intensidade de chuva ilustra um padrão crescente de eventos climáticos extremos que afetam a região.

Se você tem alguma experiência relacionada a desastres naturais, ou deseja compartilhar suas opiniões sobre as mudanças climáticas, deixe seu comentário abaixo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump diz que está falando com dirigentes do Camboja e da Tailândia sobre cessar-fogo

Em meio a intensos combates na fronteira entre Tailândia e Camboja, que resultaram em 33 mortos, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou...

Lançamento aéreo de ajuda em Gaza é ‘ineficaz’ para acabar com a fome, avalia chefe de agência da ONU

Em meio a uma grave crise humanitária em Gaza, o diretor da Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA), Philippe Lazzarini, criticou...

Lula chama Trump ‘para conversar’ e reafirma que Brasil tenta negociar

Na última sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para um diálogo...