Jovem Pan

>

Esportes

>

Futebol

>

Futebol Internacional

>
Bola de Ouro será em Paris com novidades para o futebol feminino

A cerimônia avalia o desempenho dos candidatos com base na temporada europeia, iniciando a partir do meio de cada ano, e conta com a participação de jornalistas.

  • Por Jovem Pan
  • 19/05/2025 16h24

FRANCK FIFE / AFP

Bola de Ouro

Os candidatos aos prêmios serão anunciados no início de agosto.

A Bola de Ouro, a mais cobiçada honraria individual do futebol, celebrará sua 69ª edição no Théâtre du Châtelet, em Paris, no dia 22 de setembro, conforme anunciou a Uefa. Este ano, o evento traz uma novidade significativa: a paridade de categorias entre o futebol masculino e feminino. A cerimônia não coincidirá mais com as datas dos jogos internacionais femininos, permitindo que as jogadoras estejam presentes na grande festa.

“Estamos orgulhosos de expandir nosso reconhecimento para incluir três novas categorias que celebram as conquistas das jogadoras”, destacou a Uefa, que vem colaborando com a revista France Football na realização deste evento emblemático.

Os candidatos serão revelados em agosto. Na edição anterior, o espanhol Rodri foi homenageado na categoria masculina, enquanto Aitana Bonmati triunfou pela categoria feminina. O meio-campista do Manchester City deixou Vinicius Jr., do Real Madrid, em segundo lugar, em uma votação que gerou debates acalorados.

Nesta edição, as novas categorias para as mulheres incluem o Troféu Kopa (melhor jogadora jovem), o Troféu Yashin (melhor goleira) e o Troféu Gerd Müller (artilheira da temporada). “Estamos ampliando nosso reconhecimento para honrar os feitos significativos das jogadoras”, frisou a organização.

A votação leva em conta o desempenho dos jogadores desde o segundo semestre até os primeiros seis meses do ano seguinte, com jornalistas de cem países que se destacam no ranking da Fifa participando do processo.