Senadores baianos se dividiram na votação da nova lei de licenciamento ambiental; confira como eles votaram

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A recente votação da nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental no Senado revelou a divisão entre os senadores baianos. Na noite de quarta-feira (21), após 21 anos de discussões, o projeto originado na Câmara foi aprovado pelo expressivo placar de 54 votos a favor e apenas 13 contra, avançando agora para uma nova análise pela Câmara dos Deputados.

Entre os senadores que apoiaram a proposta estava Angelo Coronel (PSD-BA). Por outro lado, o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), se posicionou contra, embora tenha optado por não realizar a “orientação de voto” do governo nesta matéria. A falta de consenso dentro da base governamental permitiu que os senadores votassem de acordo com suas convicções pessoais.

Outros importantes membros da bancada, como Otto Alencar (PSD-BA), não participaram da votação, resultando em um único voto favorável, um voto contrário e uma ausência na bancada da Bahia.

Notavelmente, nenhum dos senadores baianos fez pronunciação pública sobre a nova proposta, que altera substancialmente as regras de licenciamento ambiental em todo o país. A legislação foi reiteradamente apoiada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que celebrou a aprovação e enfatizou que a revisão do projeto foi realizada de maneira criteriosa, envolvendo a participação de especialistas e representantes da sociedade civil.

Em suas declarações, Alcolumbre ressaltou a importância de harmonizar a proteção ambiental com as necessidades de desenvolvimento econômico. Salientou que a atual burocracia no licenciamento trava o progresso, resultando em mais de 5 mil obras paralisadas por falta de aprovações adequadas.

“O Congresso busca não apenas elaborar mais leis, mas sim garantir leis melhores, que libertem nosso presente e preparem um futuro sustentável, com um profundo compromisso com as próximas gerações”, afirmou Alcolumbre, que expressou sensação de “dever cumprido” com a aprovação da matéria.

Como você avalia essa nova legislação? Acredita que as mudanças trarão benefícios reais para o desenvolvimento sustentável em nosso país? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

100% Jardim Irene: Cafu é destaque em série sobre futebol de várzea

Uma nova série documental chega para contar a história do futebol na cidade. Em Várzea: Onde Nasce o Futebol, relatos dos craques Cafu...

Web aponta nova atitude polêmica de Romário com Fernanda Gentil. Veja

Para eu reescrever o texto conforme suas instruções, preciso do conteúdo completo. No título que você enviou: “Em entrevista após partida da Seleção...

SC: um ano após queda de balão, sobrevivente fala sobre luto e justiça

Em 21 de junho de 2025, a tragédia envolvendo um balão de ar quente em Praia Grande deixou 8 mortos. O episódio é...