Presidente da ALBA decreta luto oficial pela morte do ex-deputado Luiz de Deus

Publicado:

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) está em luto oficial pela perda do ex-prefeito de Paulo Afonso e ex-deputado estadual, Luiz Barbosa de Deus, que nos deixou na noite de quinta-feira, 23 de maio. Com uma trajetória política admirável, Luiz de Deus dedicou mais de 40 anos à vida pública, servindo à Bahia em quatro mandatos consecutivos na Assembleia entre 1995 e 2011.

A presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, expressou suas condolências: “A ALBA estará em luto por três dias em memória de Luiz de Deus, que partiu aos 87 anos, após uma vida dedicada à causa pública, sempre representando Paulo Afonso e sua população com carinho e compromisso. Meu abraço solidário à sua esposa Juvandir, aos filhos Celidone, Carolina, Paulo, Luiz Antônio e Flávia, além de netos, bisnetos, amigos e conterrâneos,” lamentou a chefe do Legislativo estadual.

O corpo do ex-deputado é velado a partir da 1h deste sábado, 24 de maio, no Ginásio Luís Eduardo Magalhães, em Paulo Afonso. O sepultamento será realizado às 16h no Cemitério Padre Lourenço Tori.

TRAJETÓRIA

Luiz de Deus, médico e pecuarista, construiu uma carreira pública significativa, ocupando funções de destaque na política baiana. Além dos quatro mandatos como deputado estadual, ele atuou como deputado federal entre 2013 e 2014 e foi prefeito de Paulo Afonso em três gestões: 1989-1992, 2017-2020 e 2021-2024, renunciando ao último por questões de saúde.

Na ALBA, sua contribuição foi notável. Ele atuou como 2° secretário da Mesa Diretora, integrou o Conselho Estadual de Saúde e o Conselho Previdenciário do Estado, e presidiu comissões importantes, como a de Saúde e Saneamento e a Comissão Especial do Rio São Francisco. Além disso, foi vice-presidente de várias comissões e relator da CPI sobre o extermínio dos índios Pataxós no sul da Bahia, deixando um legado incomensurável em sua passagem pelo Legislativo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda o imbróglio entre Ratinho e Chico Buarque

O cantor e compositor Chico Buarque processou o apresentador Ratinho, do SBT, devido às declarações feitas pelo apresentador em seu programa na rádio...

Hugo Motta afirma que não pode “agir para prejudicar ou privilegiar” Eduardo Bolsonaro ou Carla Zambelli

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, nesta sexta-feira (3), que os casos dos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla...

Ex-chefe do INSS de Lula, Stefanutto teve movimentação incompatível com renda, diz Coaf

Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indicou que Alessandro Antônio Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),...