Na cidade de Teixeira de Freitas, um novo capítulo na formação educacional se inscreve, com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, promovendo a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No último dia 26, educadores de creches municipais participaram da formação dedicada a práticas pedagógicas inclusivas, um passo significativo em direção a um ambiente escolar mais acolhedor e compreensivo.
Idealizada com o propósito de capacitar profissionais como professoras, coordenadoras pedagógicas e auxiliares, a iniciativa tem como meta garantir que as crianças com TEA recebam uma educação de qualidade. A formação foi conduzida por duas expertas na área: Priscila Alves, pedagoga e doutoranda em Educação, que traz não apenas conhecimento acadêmico, mas também uma experiência pessoal, sendo mãe de uma criança autista; e Clenir Abgail, pedagoga, psicóloga e especialista em Atendimento Educacional Especializado, além de cofundadora da Associação PIPA.
Os números confirmam a relevância dessas iniciativas: Teixeira de Freitas conta com 1.717 estudantes com deficiência, dos quais 487 estão no espectro autista, uma cifra que pode ser subestimada, dada a quantidade de casos em fase diagnóstico. Em âmbito nacional, dados do Censo Demográfico de 2022 apontam que o Brasil abriga cerca de 2,4 milhões de pessoas com autismo, refletindo a necessidade urgente de formação e sensibilização sobre o tema.
Para continuar esse importante trabalho, um novo encontro está agendado para o dia 06 de junho, focando na compreensão e apoio à inclusão escolar de estudantes com TEA. A formação ocorrerá na Escola Municipal São Lourenço e é especialmente direcionada aos Profissionais de Apoio à Inclusão Escolar (PAIEs), reiterando o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em formar educadores atendendo às especificidades de cada estudante.
Essas ações representam um passo fundamental para assegurar os direitos educativos de todos os alunos, promovendo um ambiente escolar inclusivo e respeitoso. Ao fortalecer a formação continuada de seus profissionais, a Secretaria reafirma seu papel em criar uma escola mais humana e diversa, capaz de acolher as necessidades de todos os estudantes.
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