O início da semana promete ser um marco no cenário político do Brasil. Às 14h desta segunda-feira (9), o Supremo Tribunal Federal (STF) dará início aos interrogatórios dos réus do chamado “núcleo 1” da Ação Penal (AP) 2668, que investiga a tentativa de golpe de Estado. Sob a supervisão do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, as sessões ocorrerão na sala de sessões da Primeira Turma até que todos os interrogatórios sejam concluídos.
Os interrogatórios começarão com o tenente-coronel Mauro Cid, réu colaborador, seguido dos demais réus em ordem alfabética: Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. É importante notar que Braga Netto, atualmente detido no Rio de Janeiro, participará da audiência por videoconferência.
De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), esse grupo tem um papel central na tentativa de ruptura institucional. As acusações contra os réus incluem tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada e dano qualificado a patrimônio tombado. Vale destacar que, em relação a Alexandre Ramagem, as investigações sobre eventos ocorridos após sua posse como deputado federal, em janeiro de 2023, estão suspensas até o fim de seu mandato.
Comentários Facebook