Rio São Francisco terá nova hidrovia ligando o Sudeste ao Nordeste, com impacto direto na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O majestoso rio São Francisco está prestes a se transformar em uma importante artéria de transporte, conectando o Sudeste ao Nordeste do Brasil. Com uma nova hidrovia que se estenderá de Pirapora, em Minas Gerais, até Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, esse projeto ambicioso visa alcançar uma navegação de 1.371 quilômetros. A expectativa é movimentar impressionantes cinco milhões de toneladas de diversas cargas.

Entre as riquezas que fluirão pelas suas águas estão insumos agrícolas, grãos, calcário, gesso, e muito mais. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância estratégica dessa hidrovia para o desenvolvimento regional. Em breve, será assinado um acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que assumirá a liderança na condução das obras, dando início a uma série de estudos técnicos.

O trajeto do Velho Chico abrange um vasto território, perfazendo 505 municípios e envolvendo diretamente mais de 11,4 milhões de brasileiros. O projeto está dividido em três etapas. A primeira se concentrará em um trecho de 604 quilômetros, incluindo Juazeiro, Petrolina, e Ibotirama, na Bahia, otimizando o escoamento por rodovias até o Porto de Aratu-Candeias.

A segunda fase cobrirá 172 quilômetros, ligando Ibotirama a portos estratégicos como Ilhéus, enquanto a terceira estenderá a hidrovia por mais 670 quilômetros até Pirapora. Além disso, o governo federal está comprometido em ampliar a navegabilidade nas hidrovias brasileiras, realizando dragagens no rio São Francisco e no Tapajós, além de manter as hidrovias dos rios Madeira, Parnaíba e Paraguai.

Atualmente, o Brasil dispõe de 12 mil quilômetros de hidrovias navegáveis, com um potencial reconhecido de expansão para 42 mil quilômetros, segundo informações do Ministério de Portos e Aeroportos. Essa é uma oportunidade única para fortalecer a economia e conectar regiões com grande potencial de desenvolvimento. O que você acha dessa nova hidrovia? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM apreende 37 tabletes de maconha em Feira de Santana após denúncia sobre motoboy que recusou entrega

A Polícia Militar, pela 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (67ª CIPM), apreendeu 37 tabletes de maconha na madrugada desta sexta-feira (26), em...

Acidente com brinquedo “minhocão” interdita parque de diversões em Alagoinhas

Um brinquedo de um parque de diversões virou enquanto era utilizado por frequentadores nas imediações do Estádio Carneirão, em Alagoinhas, na noite de quinta-feira...

De todos os cantos: Fãs aguardam show especial de Roberto Carlos em Salvador

Um show gratuito de Roberto Carlos atraiu fãs à Arena Canto da Cidade, na Boca do Rio, em Salvador. A apresentação reuniu moradores...