Rio São Francisco terá nova hidrovia ligando o Sudeste ao Nordeste, com impacto direto na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O majestoso rio São Francisco está prestes a se transformar em uma importante artéria de transporte, conectando o Sudeste ao Nordeste do Brasil. Com uma nova hidrovia que se estenderá de Pirapora, em Minas Gerais, até Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, esse projeto ambicioso visa alcançar uma navegação de 1.371 quilômetros. A expectativa é movimentar impressionantes cinco milhões de toneladas de diversas cargas.

Entre as riquezas que fluirão pelas suas águas estão insumos agrícolas, grãos, calcário, gesso, e muito mais. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância estratégica dessa hidrovia para o desenvolvimento regional. Em breve, será assinado um acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que assumirá a liderança na condução das obras, dando início a uma série de estudos técnicos.

O trajeto do Velho Chico abrange um vasto território, perfazendo 505 municípios e envolvendo diretamente mais de 11,4 milhões de brasileiros. O projeto está dividido em três etapas. A primeira se concentrará em um trecho de 604 quilômetros, incluindo Juazeiro, Petrolina, e Ibotirama, na Bahia, otimizando o escoamento por rodovias até o Porto de Aratu-Candeias.

A segunda fase cobrirá 172 quilômetros, ligando Ibotirama a portos estratégicos como Ilhéus, enquanto a terceira estenderá a hidrovia por mais 670 quilômetros até Pirapora. Além disso, o governo federal está comprometido em ampliar a navegabilidade nas hidrovias brasileiras, realizando dragagens no rio São Francisco e no Tapajós, além de manter as hidrovias dos rios Madeira, Parnaíba e Paraguai.

Atualmente, o Brasil dispõe de 12 mil quilômetros de hidrovias navegáveis, com um potencial reconhecido de expansão para 42 mil quilômetros, segundo informações do Ministério de Portos e Aeroportos. Essa é uma oportunidade única para fortalecer a economia e conectar regiões com grande potencial de desenvolvimento. O que você acha dessa nova hidrovia? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carnaval de Barreiras reuniu 405 mil pessoas e movimentou R$ 121,5 milhões, diz prefeitura

A prefeitura de Barreiras, no Extremo Oeste, apresentou nesta quinta-feira (19) o balanço oficial do Barreiras Folia 2026. Durante coletiva de imprensa, o vice-prefeito...

Ocupação hoteleira deve se manter acima de 65% após o Carnaval, projeta Secult

A Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) avaliaram nesta quinta-feira (19)...

MP-BA aciona Justiça para regularizar hospital regional em Senhor do Bonfim; risco sanitário é apontado em UTI

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil pública, no último dia 10, solicitando à Justiça a concessão de liminar para que...