Professores decidem nesta 4ª se greve acaba. Confira propostas do GDF

Publicado:

O Distrito Federal enfrenta um momento decisivo. Após 22 dias de greve, os professores da rede pública se reunirão nesta quarta-feira (25/6) para avaliar uma nova proposta apresentada pelo governo local. A expectativa é alta, e a decisão pode transformar o cenário educacional da região.

Na terça-feira (24/6), durante assembleias regionais, o governo do DF apresentou um documento que aborda as principais reivindicações da categoria. A proposta inclui reajustes significativos, especialmente relacionados aos padrões salariais, que visam valorizar ainda mais a carreira docente.

Entre as medidas discutidas, destacam-se os reajustes nos valores pagos por títulos acadêmicos, como pós-graduação e doutorado. Além disso, o governo se comprometeu a garantir o pagamento integral dos salários dos dias parados, sem cortes, em contraste com a posição inicial do governador Ibaneis Rocha (MDB).


Veja as principais propostas do GDF:

  • Nomeação de pelo menos 3 mil professores aprovados até dezembro de 2025;
  • Prorrogação do concurso público atual por mais 2 anos (até julho de 2027);
  • Convocação de um novo concurso público com edital previsto para o primeiro semestre de 2026;
  • Reorganização do calendário escolar, com reposição em julho e recesso na primeira semana de agosto;
  • Nova tabela de titulação a partir de janeiro de 2026 (10% para especialização/MBA, 20% para mestrado e 30% para doutorado);
  • Pagamento integral dos cortes de ponto através de folha suplementar;
  • Atualização das gratificações conforme novos percentuais.

Além disso, a Secretaria de Economia do DF anunciou que a terceira parcela do reajuste linear dos servidores, de 6%, será paga na folha de julho. Isso significa que o salário reajustado estará disponível até o 5º dia útil do mês seguinte, beneficiando aproximadamente 220 mil servidores ativos e aposentados.

Hoje é um dia crucial para os educadores, e sua escolha impactará a trajetória do ensino no DF. O que você acha dessas propostas? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista de app atacado com canivete no DF recebe alta da UTI

Elias Alves dos Santos Filho, motorista de aplicativo, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Ceilândia na última...

Ajuda de Trump

Disparam denúncias de assédio moral no serviço público do DF

Os casos de assédio moral no serviço público do Distrito Federal têm chamado atenção, principalmente por sua natureza abusiva e repetitiva....