A partir de 1º de julho, a Petrobras anunciou um aumento de 2,8% no preço do querosene de aviação (QAV) em suas refinarias. Essa mudança vem após uma queda significativa de 7,9% em junho e é reflexo das flutuações nos preços do petróleo no mercado global, que recentemente alcançou a marca de US$ 77 por barril do tipo Brent.
Os ajustes de preços do QAV seguem a regra de serem realizados no primeiro dia de cada mês, conforme estipulado em contrato. Isso contrasta com a gasolina e o diesel, cujos preços são alterados conforme a estratégia comercial da empresa. Atualmente, a gasolina permanece inalterada há 28 dias, apresentando um custo 4% superior ao internacional. O diesel, por sua vez, está 10% defasado em relação ao preço externo e sofreu seu último reajuste há 56 dias, resultando em uma redução de R$ 0,17 por litro.
Esse aumento pode impactar diretamente os custos das companhias aéreas e, consequentemente, os preços das passagens aéreas. A situação bem complexa do mercado de petróleo continua a exigir atenção, uma vez que os preços internacionais permanecem voláteis.
E você, como acredita que essa mudança nos preços afetará a sua próxima viagem de avião? Sinta-se à vontade para compartilhar seus pensamentos nos comentários!

Facebook Comments