Neste sábado, dia 5, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realizará o mutirão “Sabadão Solidário”, uma iniciativa crucial para fortalecer os hemocentros estaduais. Apesar dos esforços da campanha Junho Vermelho, que mobilizou doadores em todo o Brasil, os níveis de estoque baiano de sangue permanecem críticos, enfatizando a necessidade urgente de doações.
Em Salvador, os locais de doação incluem o Hemocentro Coordenador, na Avenida Vasco da Gama, com funcionamento das 7h30 às 16h30, além de um posto temporário no Shopping Bela Vista, das 9h às 18h, e uma unidade móvel no Salvador Shopping, das 8h às 17h, com uma pausa para o almoço. Para aqueles no interior, as unidades abrirão em Feira de Santana (7h30 às 12h30), Vitória da Conquista (7h30 às 11h30), Jequié (8h às 11h30) e Valença (8h às 14h).
Durante o mês de junho, 17.054 pessoas se apresentaram como candidatas a doadores, resultando em 13.345 bolsas coletadas, um aumento de 11% em comparação ao ano passado. Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba, agradece a todos os voluntários e parceiros pela participação, mas ressalta a importância de manter um fluxo constante de doações para atender às necessidades das unidades hospitalares.
Para se tornar um doador, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável, enquanto doadores com mais de 60 anos precisam ter experiência prévia em doações. No dia do procedimento, é fundamental não estar em jejum, evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes e ter dormido ao menos seis horas na noite anterior. A apresentação de um documento de identificação com foto é obrigatória.
A sua participação pode fazer a diferença na vida de muitos. Conceba o ato de doar sangue como um gesto de solidariedade e compromisso com a vida. Comprometa-se e compartilhe sua experiência nos comentários, ou incentive um amigo a se juntar a essa causa tão nobre.
Comentários Facebook