Em abril de 2025, os portos da Região Nordeste do Brasil atingiram a impressionante marca de 7,5 milhões de toneladas de carga movimentada, representando um crescimento de 7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Este dado, publicado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), sublinha a importância do setor no desenvolvimento econômico da região.
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, destacou que os resultados refletem um esforço coletivo e a efetividade de projetos do governo. Ele mencionou que “o aumento na movimentação de produtos indica que o planejamento para revitalizar o modal portuário e a economia está sendo bem-sucedido”. Os investimentos realizados nos últimos dois anos têm sido essenciais para fomentar o crescimento econômico das cidades nordestinas.
Entre os portos mais relevantes na movimentação de cargas, o Porto de Itaqui (MA) se destaca como um hub estratégico para o escoamento da soja. Em abril, o porto foi responsável por 3,3 milhões de toneladas dessa commodity, evidenciando um aumento de 12,4% em comparação a abril de 2024. Além de soja, o Itaqui serve como um ponto de saída para grãos, combustíveis e minérios das regiões Centro-Oeste e Nordeste.
Na segunda posição, o Porto de Suape (PE) movimentou 1,8 milhão de toneladas no mesmo período, representando quase 50% do volume registrado pelo Porto de Itaqui. A soja, com 2 milhões de toneladas movimentadas, se consolidou como a principal carga, revelando um crescimento significativo de 15,4% em relação ao ano passado.
Outros produtos também mostraram avanços notáveis; a movimentação de contêineres aumentou 9,2%, alcançando 1,1 milhão de toneladas, enquanto a demanda por fertilizantes cresceu substancialmente, com uma alta de 39,2% que totalizou 600 mil toneladas.
O Rio Grande do Norte, responsável por 95% da produção nacional de sal, teve destaque com o Porto de Areia Branca, que movimentou 376 mil toneladas de sal em abril, um crescimento de 56,9% em relação ao ano anterior. Este porto também registrou o maior crescimento percentual de movimentação na região, com um total de 436 mil toneladas, refletindo uma impressionante alta de 82,3% em comparação com abril de 2024.
Esses números não apenas ressaltam a capacidade de infraestrutura dos portos nordestinos, mas também revelam o potencial econômico vibrante da região. O que você acha deste crescimento? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas opiniões sobre o futuro dos portos do Nordeste!
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