Deputado do PT pede a Gonet extradição e prisão de Eduardo Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A recente movimentação política no Brasil ganha novos contornos com o pedido do deputado federal Reimont, do PT. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, ele enviou um ofício ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, requerendo a prisão e extradição de Eduardo Bolsonaro. O documento alega que Eduardo teria realizado “ações e declarações atentatórias ao Estado Democrático de Direito e à soberania nacional”.

Entre as acusações, Reimont destaca três condutas específicas: a articulação com o governo Trump para estabelecer tarifas elevadas sobre produtos brasileiros, a promoção de “discursos golpistas” nos Estados Unidos, que caracterizariam o Brasil como uma “ditadura comunista”, e a suposta participação nos planos de golpe de Estado expostos pela operação Tempus Veritatis da Polícia Federal. O ofício salienta que as atitudes de Eduardo Bolsonaro poderiam ser enquadradas como crimes previstos na Lei do Estado Democrático de Direito, incluindo “golpe de Estado” e “incitação pública à ruptura institucional”.

Reimont argumenta que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) deve considerar a gravidade das acusações e os riscos de reiteração criminosa e fuga. Ele solicita ainda a formalização de um pedido de extradição ao governo dos Estados Unidos, destacando que a imunidade parlamentar não se aplica a atos que atentam contra a ordem constitucional.

Em um contexto onde a democracia brasileira enfrenta diversos desafios, o desdobramento deste pedido pode gerar um significativo impacto na cena política. O que você acha dessa situação? Comente abaixo e participe da discussão!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SSP emprega 4.500 policiais e bombeiros na Festival da Virada em Salvador

Cerca de 4.500 profissionais das Forças Estaduais da Segurança Pública serão empregados nos oito dias de celebração da virada do ano, na Arena...

Ex-secretário suspeito de matar GCM por ciúme se entrega em Arujá (SP)

O ex-secretário-adjunto de Segurança de Arujá, Uelton de Souza...