Na última quinta-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a quinta fase da Operação Overclean, focando inicialmente no município de Campo Formoso. O principal objetivo dessa ação é desmantelar uma organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
De acordo com informações do Bahia Notícias, um dos alvos centrais da operação é o prefeito Elmo Nascimento (União), irmão do deputado federal Elmar Nascimento (União). A família já havia sido citada em ações anteriores, quando Francisco Manoel do Nascimento Neto, conhecido como Francisquinho Nascimento e primo de Elmar, tentou desfazer-se de dinheiro em espécie antes de ser preso.
Nesta fase, outros nomes relevantes se destacam, como Amaury Albuquerque Nascimento, ex-assessor do deputado, Marcelo Moreira, ex-presidente da Codevasf, e Domingos Sávio Lima Nascimento, empresário do setor de construção civil, cujas residências foram alvo de buscas. Márcio Freitas dos Santos, pregoeiro de Campo Formoso, também figura entre os investigados.
Outra figura importante na investigação é Evandro Baldino do Nascimento, sócio da Construtora Impacto, sediada no Edifício Holding Empresarial, em Salvador. Ele já havia sido mencionado em fases anteriores e é suspeito de providenciar suporte logístico para as fraudes nos municípios de Oliveira dos Brejinhos e Campo Formoso.
A investigação abrange crimes como participação em organização criminosa, embaraço à investigação, corrupção ativa e passiva, além de fraude em licitações e lavagem de dinheiro. O Supremo Tribunal Federal decidiu bloquear R$ 85,7 milhões em contas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas, visando interromper a movimentação de valores ilícitos e proteger os recursos públicos.
Nesta nova fase da Operação Overclean, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Salvador, Campo Formoso, e Brasília, além de uma ordem de afastamento cautelar de um servidor público, todas ordenadas pelo Supremo Tribunal Federal.
O que você pensa sobre as implicações desta operação? Compartilhe suas opiniões nos comentários! Sua voz é importante!
Comentários Facebook