Dino reage a sanções de Trump a Lula e STF: “Absolutamente exótico”

Publicado:

Flávio Dino, ministro do STF, não hesitou em classificar as sanções de Donald Trump ao Brasil como “absolutamente exóticas”. Em um evento realizado em São Luís, ele fez referência à decisão do presidente dos EUA de retaliar o Brasil devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe. Dino ressaltou que essa interferência representa um novo e inédito tipo de pressão sobre a autonomia judicial de um país, algo sem precedentes na história.

“É impensável que uma nação busque retaliação por conta de uma decisão judicial de outra. Nossa história é marcada por eleições regulares e uma independência judicial às quais respeitamos”, destacou. Ele enfatizou que o ocorrido deve ser observado com a devida seriedade, comparando à situações em que cortes supremas foram dissolvidas ou seus juízes assassinados em vários pontos do mundo. “Nunca assistimos a uma tentativa de sequestrar a autonomia de um país dessa forma”, completou.

Dino chamou a atenção para a necessidade de garantir que a resposta do Judiciário permaneça ancorada nos princípios do Estado de Direito, infringindo a linha que divide disputas ideológicas e a busca por justiça. “A nossa resposta é fundamentada no liberalismo e iluminismo, distantes de qualquer rotulação ideológica”, afirmou.

Essa assertividade do ministro não só ressalta a importância da independência judicial, mas também convida todos a refletirem sobre as implicações de tal interferência no cenário internacional. Como você vê a relação entre Justiça e Política em tempos de crise? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após quatro dias sem transporte, ônibus voltam a operar no Vale das Pedrinhas e Santa Cruz

Após quatro dias de suspensão, os ônibus estão de volta às...

Chefe do CV finge estar morto para escapar de cerco policial no RJ

Neste domingo (12), uma operação da Polícia Militar nas proximidades da cidade de Chatuba, em Mesquita, Baixada Fluminense, resultou em um intenso confronto...

Associação da Farra do INSS pediu desconto a pessoa morta há 23 anos

A Associação dos Aposentados do Brasil (AAB) está no centro de uma polêmica após solicitar descontos em benefícios de aposentados falecidos há anos....