O Governo da Bahia deu um passo significativo em direção a uma gestão mais eficaz ao anunciar, no dia 6 de setembro, o Sistema Estadual de Avaliação de Políticas Públicas. Este novo sistema, idealizado pela Diretoria de Avaliação de Políticas Públicas da Secretaria do Planejamento (Seplan), tem como objetivo fundamental mensurar o impacto e a eficácia das ações governamentais. O lançamento foi coordenado pelo secretário de Planejamento, Cláudio Peixoto, e reuniu representantes de diversas pastas e instituições envolvidas na gestão pública.
Integrado ao Sistema Estadual de Planejamento e Gestão Estratégica (Sepege), o sistema se alinha a iniciativas como o Plano Bahia 2050 e o PPA Participativo 2024-2027. Segundo Antônio Marcos Barreto, diretor da nova diretoria, o sistema atuará em duas áreas principais: o desenvolvimento de competências por meio da formação técnica das equipes e a realização de avaliações estratégicas que abrangem diagnósticos e análise de impacto das políticas.
O secretário Cláudio Peixoto enfatizou a relevância desse sistema para melhorar a eficiência na gestão provincial. “Uma avaliação contínua é crucial para garantir resultados que realmente impactem a vida das pessoas”, destacou. Edelvino Góes, secretário da Administração, ressaltou o papel vital da Rede de Consultores Internos, que potencializa a disseminação dessa nova tecnologia de gestão.
Dentre as primeiras ações do projeto estão a criação de governança formal, mapeamento de competências técnicas já existentes, a realização do I Simpósio Estadual de Avaliação e a seleção de políticas prioritárias para análise. A iniciativa promete gerar benefícios significativos, como decisões públicas baseadas em evidências e um fortalecimento da articulação institucional, contribuindo para a evolução da gestão pública na Bahia.
Que mudanças você gostaria de ver na gestão pública da sua região? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook