Uma poderosa massa de ar polar está prestes a transformar o clima no Brasil. A partir de hoje, 8 de agosto, essa quinta onda de frio do ano vai derrubar as temperaturas em diversas regiões, especialmente no Centro-Sul, onde o impacto será sentido até, pelo menos, o dia 13. Este fenômeno também se espalhará pelo Norte, afetando partes do Acre e Rondônia com um ar mais gelado.
De acordo com a Climatempo, nove estados se prepararão para dias de temperatura extremamente baixa, com a possibilidade de atingir marcas até 5°C abaixo da média. Os estados mais afetados incluem:
- Rio Grande do Sul
- Paraná
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sul do Rio de Janeiro
- Sul de Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Sul de Mato Grosso
- Sul de Goiás
No Sul, o frio já se faz presente nesta sexta, com temperaturas máximas de apenas 14°C no Rio Grande do Sul e 17°C em Curitiba. No sábado, espera-se que todas as capitais da região registrem mínimas abaixo de 10°C.
O Sudeste e o Centro-Oeste não ficarão de fora. No domingo, São Paulo e Campo Grande também amanhecerão com temperaturas inferiores a 10°C, e a cidade do Rio enfrentará um dia frio, com chances de chuvas. Entre domingo e segunda-feira, a friagem fará sua aparição nas partes do Norte, atingindo Acre e Rondônia.
Com a descida das temperaturas, existe a possibilidade de geadas em áreas do Sul, Mato Grosso do Sul, interior paulista, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e sul de Minas, principalmente nas manhãs de sábado e domingo.
Enquanto a massa de ar polar predomina no Centro-Sul, áreas de instabilidade seguem provocando chuvas intensas no norte e oeste do Pará, em Amazonas e Roraima, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é um dos principais motores das chuvas nas regiões Norte e Nordeste.
O que você acha dessa mudança brusca no clima? Compartilhe suas expectativas ou experiências a respeito do frio nos comentários! Sua opinião é importante para nós.
Comentários Facebook