A Casa Branca iniciou uma análise meticulosa das exposições em museus de Washington, visando garantir que seus conteúdos reflitam uma visão alinhada com a administração de Donald Trump. Desde que retornou ao poder em janeiro, o presidente tem buscado exercer controle sobre as instituições culturais dos Estados Unidos, enquanto propõe cortes no financiamento de artes e humanidades.
Esta avaliação abrangerá oito museus geridos pela renomada Smithsonian Institution, que abriga milhões de objetos culturais. Entre os museus alvo estão o Museu Nacional de História Americana e o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana. A administração busca eliminar o que considera narrativas divisórias e reforçar um forte discurso sobre o excepcionalismo americano.
A carta emitida pela Casa Branca ao secretário da Smithsonian, Lonnie Bunch, destaca que a revisão é parte de um esforço para restaurar a confiança nas instituições culturais. O objetivo é analisar a conformidade das exposições e materiais educacionais com os valores propostos pelo governo, especialmente em antecipação ao 250º aniversário da fundação dos Estados Unidos, que ocorrerá em 2026.
Embora a administração ressalte a importância desse alinhamento, a Smithsonian reiterou seu compromisso com a excelência acadêmica e a apresentação precisa da história, afirmando que revisará as diretrizes mantendo esse princípio em mente. A colaboração construtiva com a Casa Branca, o Congresso e seu Conselho de Regentes continuará, segundo a instituição.
Quais são suas opiniões sobre essa avaliação dos museus? Como você vê a influência do governo na cultura? Compartilhe seus pensamentos nos comentários!
Comentários Facebook