Falsa professora e advogada Cátia Raulino é condenada a 10 anos de prisão por plágio e uso de documentos falsos

Publicado:

Cátia Regina Raulino, autoproclamada professora de Direito, foi condenada a uma pena de 10 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça da Bahia. A sentença, divulgada nesta sexta-feira (15), é fruto de um processo que expôs a violação de direitos autorais e o uso de documentos falsificados. Cátia plagiou obras de ex-alunos para publicar um livro, apresentando os textos como de sua própria autoria.

Além da condenação, Cátia terá que indenizar cada uma das três vítimas em R$ 10 mil, afetadas emocionalmente pela situação. Apesar da gravidade dos crimes, existe a possibilidade de que ela recorra à decisão em liberdade.

A demanda de indenização solicitada pelas universidades foi rejeitada, uma vez que não foi comprovado qualquer dano à reputação das instituições.

O caso ganhou notoriedade quando Cátia atuava como diretora do curso de Direito da UniRuy. Em 2020, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) a denunciou por falsificar documentos e plagiar suas alunas. Após um período como foragida, ela obteve liberdade provisória em 2021.

De acordo com a denúncia, Cátia se fez passar por bacharel e advogada, utilizando diplomas fraudulentos em instituições de ensino. Ao longo do tempo, ela ocupou posições de destaque em diversos cursos de Direito, incluindo coordenação de graduações e participação em bancas de exames de mestrado.

Nas redes sociais e em seu currículo Lattes, Cátia afirmava possuir graduação em Administração e em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, além de mestrado, doutorado e pós-doutorado em prestigiadas instituições, que posteriormente foram comprovadas como inautênticas.

Ainda mais surpreendente, ela plagiou e publicou trabalhos acadêmicos de pelo menos quatro alunos que foram seus orientandos, direcionando-os a escrever sobre temas de sua suposta especialidade: Direito Tributário.

O que você pensa sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe suas reflexões sobre o caso!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arma que matou gari em BH é da delegada esposa do suspeito, diz PCMG

Em um desdobramento impactante, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) revelou que a arma com a qual o empresário Renê da Silva...

Homem golpeado com faca em assentamento de Mucuri morre no hospital em Teixeira de Freitas

Em uma triste reviravolta, Josué Souza de Oliveira, de 28 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (15) no Hospital Estadual Costa...

STF encerra disputa e mantém direitos políticos do prefeito de Eunápolis

Na última quinta-feira (14), uma reviravolta no cenário político de Eunápolis tomou forma quando o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF),...