STJ recebe pedido dos EUA para intimar Moraes em ação da Rumble

Publicado:

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu, nesta sexta-feira (15/8), um ofício da Justiça Federal da Flórida, solicitando que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifeste em um processo promovido pelas empresas Rumble e Trump Media, esta última vinculada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Esse documento serve como uma carta rogatória, um instrumento que possibilita a execução de decisões judiciais de um país em outro. Cabe ao presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, decidir sobre a autorização de cumprimento da citação, em um procedimento conhecido como “exequatur”.

Se a autorização for concedida, um juiz será designado para intimar Moraes. Caso contrário, a Justiça brasileira considerará a ação improcedente, e Moraes não será oficialmente citado. Além disso, o ministro pode optar por se manifestar voluntariamente ao STJ para receber a citação, ou o caso poderá ser encaminhado para um relator.

Entenda o contexto

A ação nos EUA surgiu em resposta a uma decisão de Moraes, em 11 de julho, que ordenou o bloqueio total da conta da Rumble associada ao comentarista Rodrigo Constantino. O magistrado ainda exigiu o envio dos dados do usuário e estabeleceu uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Segundo as empresas, essa determinação foi irregular, pois foi enviada diretamente ao e-mail da Rumble, sem seguir tratados legais internacionais e sem notificar o governo americano. Além disso, afirmam que a conta em questão pertence a um cidadão dos EUA, está inativa desde dezembro de 2023 e não é acessada no Brasil, onde a plataforma foi bloqueada desde fevereiro de 2025, por decisão do próprio Moraes.

As empresas argumentam que a requisição de dados do ministro contraria leis norte-americanas, envolvendo conteúdos críticos sobre a democracia e as instituições brasileiras. Na petição, também mencionam que a decisão foi emitida logo após o presidente Trump expressar preocupações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o tratamento dado às empresas de tecnologia dos EUA.

O que você acha dessa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com bandeira de Israel, apoiadores esperam Bolsonaro em hospital

No coração de Brasília, um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) se reuniu em frente ao Hospital DF Star, ansiosos pela chegada...

Lula acompanha com lupa escolhas de cargos para a direção do PT

Nas vésperas do pleito de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está imerso na construção da nova direção do PT, acompanhando...

Metrópoles Talks com Carla Madeira em Brasília: garanta seu ingresso

Prepare-se para uma noite inesquecível em Brasília! No dia 26 de agosto, às 20h, o Metrópoles Talks terá a renomada Carla Madeira como...