AL-BA aprova Comenda Dois de Julho para Luiz Caldas, o pai do axé

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) fez história ao aprovar a concessão da Comenda Dois de Julho a Luiz Caldas, o aclamado pai do axé music. A proposta, apresentada pela deputada Fabíola Mansur, é um tributo a um dos ícones mais importantes da música brasileira, revelando-se em uma sessão vibrante nesta terça-feira (19).

Originário de Feira de Santana, Luiz Caldas lançou em 1985 o álbum *Magia*, que não apenas sinalizou o nascimento do axé, mas também catapultou o sucesso da emblemática canção *Fricote*. Hoje, aos 62 anos, Luiz já soma uma impressionante coleção de mais de uma centena de álbuns, mantendo-se em plena atividade com projetos musicais que incluem a produção de um disco por mês desde 2013.

A deputada Fabíola Mansur enfatizou no discurso a relevância dessa honraria, que coincide com a comemoração dos 40 anos do axé. Esse gênero revolucionou não apenas a música baiana, mas transformou o Carnaval de Salvador em um fenômeno. Ela declarou: “Vamos reverenciar a importância desse movimento na Assembleia Legislativa da Bahia, concedendo a maior honraria desta Casa a Luiz Caldas, o precursor do estilo musical. O axé desempenha um papel fundamental na cultura e na economia da Bahia e do Brasil, mesclando ritmos e projetando artistas baianos ao mundo”.

Além disso, a proposta ressalta que a Câmara dos Deputados aprovou a criação do Dia Nacional da Axé Music, a ser comemorado em 17 de fevereiro, data simbólica que remete ao primeiro Carnaval após o lançamento de *Fricote*. A entrega da comenda será feita em uma sessão especial da AL-BA, com data a ser definida pela Mesa Diretora.

Essa homenagem a Luiz Caldas é mais do que uma simples condecoração; é um reconhecimento da importância cultural e histórica do axé. Como você acredita que essa comemoração irá impactar a música e a cultura baiana? Compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem morre e três pessoas ficam feridas em acidente na região de Jacobina

Um acidente na BA-758, em Ourolândia, Piemonte da Diamantina, deixou uma pessoa morta e três feridas na noite de sábado, dia 7. A...

MP-BA instaura inquérito contra Coelba e município de Salvador por falhas no serviço de energia e iluminação pública

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da 5ª Promotoria de Justiça do Consumidor de Salvador, abriu um inquérito civil público para...

Duas pessoas morrem após capotamento e colisão contra árvore na divisa da Bahia com Sergipe

Duas mortes em acidente na BA-393, em Heliópolis, Bahia Duas pessoas morreram em um acidente registrado neste domingo (8) na BA-393, no perímetro urbano...