Dois guerrilheiros foram detidos na Colômbia após um ataque com caminhão-bomba em Cali, que resultou na morte de seis civis e deixou mais de 60 feridos. O Ministério Público divulgou a informação neste sábado (23), indicando que os suspeitos, Walter Yonda e Carlos Obando Aguirre, foram acusados de homicídio qualificado e outros crimes. O atentado ocorreu na última quinta-feira (21).
No mesmo dia, um grupo armado atacou um helicóptero em Antioquia, no noroeste do país, matando 13 policiais. As autoridades colombianas atribuem esses ataques a dissidências das Farc, que não aceitaram o acordo de paz de 2016 e estão em luta pelo controle territorial.
O ministro da Defesa, Pedro Sánchez, declarou que não há um cessar-fogo em vigor com esses grupos criminosos, e que as operações ofensivas continuam. Ele esteve em Antioquia para trabalhar junto às Forças Armadas no combate a dissidentes, paramilitares e cartéis envolvidos em narcotráfico.
Sánchez ressaltou que o governo está comprometido em empregar todos os recursos disponíveis para neutralizar as ameaças à segurança nacional, pressionando a importância das ações coordenadas contra as atividades ilegais.
O que você pensa sobre a situação de segurança na Colômbia? Deixe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook