Caso Tronox: Vereador tenta barrar A TARDE em comissão. Veja vídeo

Publicado:

CERCEAMENTO

Sessão não aconteceu por falta de quorum. Após ouvir procurador, Presidente da comissão de Meio Ambiente afirmou que o colegiado tem ‘portas abertas’

Por Alan Rodrigues

27/08/2025 – 19:13 h

Manoel Jacaré e o procurador Cristiano Cruz durante a reunião da comissão de Meio Ambiente da Câmara de Camaçari

Manoel Jacaré e o procurador Cristiano Cruz durante a reunião da comissão de Meio Ambiente da Câmara de Camaçari –

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Camaçari, que investiga a responsabilidade da indústria química Tronox na alta incidência de doenças crônicas registradas na localidade de Areias, tentou impedir que a reportagem de A TARDE acompanhasse a reunião marcada para esta quarta-feira, 27, com representantes daquela comunidade.

Veja vídeo:

O vereador Manoel Jacaré (PP) alegou que o encontro não seria aberto à imprensa e que o relatório, após concluído seria amplamente divulgado. Após longa conversa reservada com o Procurador Jurídico da casa, Cristiano Cruz, a presença da reportagem foi autorizada, mas, a sessão foi adiada por falta de quórum.

Os outros dois vereadores integrantes da comissão, Paulinho do Som (PT) e Dudu do Povo (União Brasil), alegaram motivos de saúde e familiares, respectivamente, deixando em aberto a data para o próximo encontro.

Leia Também:

O presidente da comissão, Manoel Jacaré, se comprometeu a informar assim que houver novo agendamento, pediu desculpas pela postura inicial e afirmou que o colegiado tem ‘portas abertas’ para a imprensa.

Já o Procurador, que sugeriu fornecer os documentos do inquérito, ainda que não concluído, alterou sua posição e recomendou que fosse feito um requerimento com base na Lei de Acesso à Informação para analisar a possibilidade de compartilhamento.

Pedido de socorro

Mesmo com a sessão cancelada, os representantes da comunidade de Areias pediram a palavra. Carlos Cardoso, presidente da associação que está sendo criada pelos moradores, citou a demora do judiciário em fornecer uma resposta aos processos que tramitam há quase 20 anos no Fórum de Camaçari.

Lealdina Vivas, esposa de Cardoso e vice-presidente da associação, relatou o caso de uma vizinha que deixou a comunidade para viver em outra cidade. Ela desenvolveu câncer e entrou em metástase, apresentando alta concentração de níquel no sangue.

A TARDE já ouviu especialistas que atestaram a relação entre a exposição prolongada a metais pesados e o desenvolvimento de doenças crônicas, como insuficiência renal, que pode evoluir para hipertensão e insuficiência cardíaca.

Carlos Cardoso sugeriu que os vereadores propusessem algum tipo de apoio ou assistência para custear o tratamento dos doentes em estágio avançado, buscando, inclusive, prioridade na central de regulação. Jacaré respondeu que essa solicitação poderia ser melhor atendida pelo poder Judiciário ou Executivo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Siga nossas redes

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ibovespa fecha acima de 139 mil pontos e dólar fica estável

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, registrou uma alta de 1,04% nesta quarta-feira, fechando em 139.205 pontos. Essa é a primeira vez...

Hospital Ortopédico da Bahia fará mutirão cirúrgico

SAÚDEAção em parceria com o Hospital Einstein beneficiará 47 pacientes do SUS com procedimentos de joelhoPor Da Redação27/08/2025 - 17:20 hHospital Ortopédico do Estado...

Mercado de motos mantém ritmo acelerado no Brasil

AUTOSIndústria segue em movimento consistente para atender demanda do mercado, mas as taxas de juros elevadas podem frear os resultadosPor Núbia Cristina27/08/2025 - 2:34...