‘Putin é um predador e sabemos que não mudará’, diz Von der Leyen

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma coletiva de imprensa realizada com o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, não poupou críticas ao presidente russo, Vladimir Putin. Durante a conversa, ela enfatizou a necessidade de os países da União Europeia (UE) reforçarem suas defesas. “Temos que manter o senso de urgência porque sabemos que Putin não mudou e não mudará. Ele é um predador”, destacou.

Von der Leyen recordou que, nos últimos 25 anos, Putin tem estado à frente de quatro conflitos armados: Chechênia, Geórgia, Crimeia e Ucrânia. Para ela, o líder russo só poderá ser contido por meio de uma estratégia robusta de dissuasão.

A presidente also enfatizou a importância da coordenação entre os países para um aumento eficaz da defesa, principalmente nos Estados que fazem fronteira direta com a Rússia e Belarus. Segundo ela, esses locais devem receber financiamento adicional proveniente da UE.

Ela mencionou ainda que, nas próximas semanas, será elaborado um plano para direcionar esses recursos financeiros de forma a fortalecer a postura de defesa da União Europeia. “Vamos analisar as lacunas que temos e como preenchê-las até 2030, estabelecendo metas e marcos, porque o que não é medido não é feito”, ressaltou.

Por fim, Von der Leyen reafirmou que a Europa deve ser firme em sua defesa. “Precisamos investir na proteção das nossas fronteiras e em forças armadas bem equipadas. Isso também se aplica às garantias de segurança para a Ucrânia”, finalizou.

O que você acha das declarações de Von der Leyen sobre Putin? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Papa Leão XIV celebra primeira missa de Natal no Vaticano; assista

O papa Leão XIV celebrou nesta quarta-feira (24/12/2025) a primeira missa de Natal à frente da Igreja Católica, iniciando o Natal do seu...

Trump amplia confronto com emissoras e talk shows

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a mirar talk shows e emissoras, adotando tom agressivo em publicações na Truth Social. Ele...

China acusa EUA de desestabilizar cadeias de suprimentos com ‘imposição arbitrária de tarifas’

Washington intensifica a guerra comercial, impondo tarifas adicionais sobre semicondutores chineses, com tarifas punitivas de até 104% para dezenas de parceiros. Em resposta,...