Um relatório recente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) oferece uma visão detalhada do progresso e dos desafios enfrentados no projeto da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Elaborado em agosto, o documento abrange informações sobre julho de 2025 e foi criado para auxiliar na supervisão da Parceria Público-Privada (PPP) com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
O trabalho da Fipe inclui o acompanhamento de diversas áreas do projeto, como cronograma, engenharia, licenciamento ambiental, desapropriações e gestão socioambiental. No entanto, as obras ainda não começaram.
O relatório destaca diversos “pontos de atenção” que exigem cuidado. Entre eles:
- Cronograma de Implantação: A versão revisada do cronograma pela Concessionária foi rejeitada pela Seinfra, que a considerou inviável. Nova versão deve ser apresentada.
- Plano de Desapropriação e Reassentamento: Esse processo depende da revisão pela Concessionária, que ainda não iniciou os cadastros necessários em Salvador e na Ilha de Itaparica.
- Alvará de Construção: Pendências na obtenção do alvará junto à prefeitura ainda precisam ser resolvidas.
- Decretos de Utilidade Pública (DUPs): Alguns DUPs expiraram, exigindo novas emissões para os acessos viários.
- Licenciamento Ambiental: O processo está em andamento, mas há riscos de atrasos por falta de documentação adequada.
- Sistema de Gestão Integrada (SGI): A Concessionária não está seguindo os índices de desempenho exigidos e não contratou a consultoria necessária para adequação.
- Gestão de Documentos: Falhas na documentação do projeto foram identificadas, o que pode afetar a qualidade das obras.
- Acidente com Mergulhador: Um inquérito civil está em curso sobre um acidente de trabalho que ocorreu em dezembro de 2024.
O relatório também menciona a falta de comunicação formal sobre mudanças na composição societária da Concessionária e solicita orçamentos para obras complementares. Além disso, em julho, a Seinfra participou de uma consulta pública com pescadores e marisqueiras em Vera Cruz, evento que enfrentou oposição.
A Ponte Salvador-Ilha de Itaparica é um projeto aguardado há bastante tempo, visando conectar Salvador e a ilha que estão a 12 km de distância. O objetivo principal é reduzir distâncias na Região Metropolitana de Salvador e desenvolver socioeconomicamente localidades como a própria Ilha de Itaparica.
O sistema rodoviário inclui a duplicação da Rodovia BA-001, a construção de novas variantes e, claro, a própria ponte, que terá 12,37 km. A Concessionária responsável, composta por empresas chinesas, tem a missão de levar esse projeto à realidade.
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