Vídeo: PF apreende dinheiro e joias em operação contra desvios no Pará

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta terça-feira, a Polícia Federal (PF), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), realizou uma operação chamada Expertise, resultando na apreensão de joias e quantias em dinheiro. A ação, que ocorreu em Belém e Marituba, investiga irregularidades em contratos na Saúde e Educação, que somam R$ 198 milhões.

A operação busca desmantelar uma organização criminosa envolvida em crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro. Este esquema se estabeleceu por meio da contratação fraudulenta de empresas, utilizando recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Os agentes da PF cumpriram 18 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos está Fabrício Correa, chefe de gabinete do deputado estadual Chicão (MDB), atual presidente da Assembleia Legislativa do Pará.

As investigações resultaram no bloqueio de ativos que podem atingir R$ 198 milhões, além do afastamento de sigilo bancário e fiscal de 17 investigados. A operação também levou à prisão preventiva de cinco pessoas e ao afastamento de seis servidores públicos.

Além disso, um dos investigados está sob monitoramento eletrônico, e quatro empresas suspeitas tiveram suas atividades suspensas por tempo indeterminado, o que inclui contratos com órgãos estaduais e municipais.

Os métodos utilizados pelo grupo envolvem o direcionamento de licitações, adesões irregulares a atas de registro de preços e a simulação ou execução parcial de contratos. Grandes valores públicos eram repassados, sacados em espécie e redistribuídos entre os integrantes da organização.

Com a participação de 65 policiais federais e 6 auditores da CGU, os investigados podem responder por uma série de crimes, incluindo violação à lei de licitações, peculato, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, entre outros.

E você, o que pensa sobre essa operação e os impactos dela na administração pública da região? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carnaval tem policiais disfarçados e prisão de ladrões de celulares. Veja vídeo

Policiais civis fantasiados de Scooby-Doo prenderam, neste sábado (14/2), três suspeitos de furtar celulares de foliões nos blocos de Carnaval na região da...

STF fixa prazo de 30 dias para União concluir delimitação de terra indígena em Roraima

Meta descrição: STF determina que AGU e Funai concluam o RCID da terra Waimiri-Atroari em 30 dias, buscando viabilizar acordo de uso compartilhado...

Mais de 1.400 objetos proibidos são retidos no segundo dia de Carnaval

A Polícia Militar apreendeu 1.448 objetos proibidos nos Portais de Abordagem instalados nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, durante o segundo dia do...