O filme que aborda o Caso Dreyfus, citado pelo advogado de Bolsonaro no STF

Publicado:


POLÊMICA HISTÓRICA

Citação aconteceu durante o julgamento de Bolsonaro

Cena do filme 'Oficial e o Espião', dirigido por Roman Polanski

Cena do filme ‘Oficial e o Espião’, dirigido por Roman Polanski –

O advogado Paulo Bueno mencionou o Caso Dreyfus na defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A referência ocorreu durante o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira, 3. Este caso, que se passa na França, é um dos maiores escândalos de erro judiciário e já foi adaptado para o cinema.

Bueno afirmou: “Não permitamos, em hipótese alguma, criarmos neste processo uma versão brasileira e atualizada do emblemático caso Dreyfus, também capitão de artilharia, acusado de crime contra a pátria e condenado com base em um documento apócrifo. Este caso deixou uma marca na história jurídica do ocidente”.

Flavio Bolsonaro, filho do ex-presidente, também citou o caso em defesa do pai. Ele comparou Jair Bolsonaro ao Caso Dreyfus e afirmou que a história colocará os perseguidores em seus devidos lugares.

O filme que aborda o Caso Dreyfus

‘O Oficial e o Espião’, dirigido por Roman Polanski, narra o erro judicial que ocorreu na França do século XIX, resultando em um grande escândalo político. Esse erro levou uma década para ser corrigido e levantou acusações de antissemitismo contra figuras de destaque militar.

Polanski disse em 2020, ano de lançamento do filme: “Boas histórias rendem grandes filmes, e o caso Dreyfus é excepcional. A injustiça sofrida por um homem é fascinante e muito atual, dado o aumento do antissemitismo”.

No fim do século XIX, o Capitão Alfred Dreyfus, um dos poucos judeus no exército francês, foi acusado de espionagem em favor da Alemanha. Julgado em segredo, foi injustamente condenado e enviado à prisão perpétua na ilha do Diabo.

Anos depois, descobriu-se que o verdadeiro espião era o oficial Ferdinand Walsin-Esterhazy. Em 1906, o processo foi anulado, e Dreyfus foi inocentado e reintegrado ao exército.

O filme retrata a história sob a perspectiva do coronel Picquart, que desmascarou a farsa. Polanski comentou que contar a história através dele traz mais profundidade à narrativa, que se desenvolve em Paris enquanto Dreyfus está preso.

A narrativa foi estruturada como uma investigação policial conduzida por Picquart, que não aceita a condenação. O espectador acompanha cada etapa dessa apuração.

“Todo evento principal é autêntico, muitas palavras ditas são tiradas de registros contemporâneos”, concluiu Polanski.

Assista ao trailer de ‘O Oficial e o Espião’:

O que você acha dessa comparação do advogado e do filho de Bolsonaro com o Caso Dreyfus? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça proíbe uso de crianças em conteúdos pagos nas redes sociais sem autorização judicial

Uma decisão da 7ª Vara do Trabalho de São Paulo impôs restrições rígidas ao uso de crianças e adolescentes em conteúdos pago nas...

Lucas Paquetá desabafa na Seleção após dois anos afastado: “Tive medo”

DE VOLTA! Meio-campista marcou na vitória por 3 a 0 sobre o Chile nesta quinta-feira, 4 Lucas Paquetá em campo pela Seleção Brasileira - Foto:...

Caminhos de um juiz

AMAB EM FOCO Confira a coluna Amab em Foco Daniel Serpa de Carvalho, juiz de Direito Em uma tarde que misturava processos e audiências, a minha...