Governo aciona PF para investigar fraudes no Seguro-Defeso do Pescador Artesanal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Controladoria-Geral da União (CGU) pediram à Polícia Federal que investigue suspeitas de fraudes na concessão do Seguro-Defeso do Pescador Artesanal em várias localidades do Brasil.

De acordo com as autoridades, atravessadores estariam coação pescadores a repassar uma parte do benefício, além de orientar pessoas sem direito a obter o seguro de forma irregular, utilizando declarações falsas.

O ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, comentou sobre “casos graves em que pessoas eram instruídas a fraudar o benefício em troca de parte do valor recebido”. Já o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, enfatizou que “o governo atuará sempre para combater fraudes e garantir que o recurso chegue a quem de fato tem direito”.

As investigações começaram com a primeira etapa de uma auditoria já prevista no Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT). Até o momento, foram ouvidos beneficiários em 23 localidades de sete estados. Os primeiros achados, que seguem em sigilo, já foram encaminhados à Polícia Federal. O relatório final deve ser concluído em dezembro.

O assunto é sério e afeta muitos pescadores que realmente precisam do apoio. O que você acha sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Número de afogados no litoral de SP mais que dobra neste fim de semana

Meta descrição: Afogamentos no litoral sul de São Paulo aumentaram neste fim de semana, com nove mortes entre sábado (10/1) e domingo (11/1)...

Especulada no BBB 26, Christiane Torloni se despede de Manoel Carlos

A atriz Christiane Torloni, alvo de rumores de participação no Big Brother Brasil 2026, surgiu nas redes para lamentar a morte do autor...

Quem é “PV”, policial civil morto durante tentativa de assalto no Rio

Comissário Paulo Vítor Silva Heitor, 40 anos, conhecido entre colegas como PV, da Polícia Civil do Rio (PCERJ), lotado na Delegacia de Roubos...