Veja as maiores facções que controlam drogas, armas e territórios no Brasil

Publicado:

O crime organizado no Brasil se estrutura em uma rede de facções que lutam pelo poder, controle de território e atividades ilícitas, como o tráfico de drogas e armas. Entre as várias organizações em atividade, três se destacam pela influência e capacidade de desestabilizar a segurança pública: o Primeiro Comando da Capital (PCC), o Comando Vermelho (CV) e a Família do Norte (FDN).

Aqui estão os detalhes sobre a origem, a estrutura e a área de atuação dessas facções poderosas.

Primeiro Comando da Capital (PCC)

Fundado em 31 de agosto de 1993, no presídio de Taubaté, em São Paulo, o PCC se tornou a maior facção criminosa do Brasil. Com cerca de 35 mil membros, segundo estimativas do Ministério Público de São Paulo, o PCC se espalhou por todo o país e também alcançou países vizinhos como Paraguai, Bolívia e Colômbia, de onde importa drogas e armas.

Inicialmente criado para proteger os presos da violência no sistema carcerário, o PCC evoluiu para uma organização empresarial do crime. Possui uma estrutura hierárquica rígida e um estatuto que dita regras comportamentais. O PCC controla o tráfico de drogas em grande parte do Brasil, além de estar envolvido em assaltos a bancos, roubos de cargas e lavagem de dinheiro.

A facção não hesita em se infiltrar no poder público, elegendo políticos e financiando campanhas para assegurar seus interesses. O PCC também mantém relações com a ‘Ndrangheta italiana para a exportação de cocaína para a Europa, evidenciando seu alcance transnacional.

Comando Vermelho (CV)

O CV é a facção criminosa mais antiga do Brasil, fundada em 1979, no presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Sua origem se deu da união entre presos comuns e políticos, que infundiram conceitos de organização e hierarquia. O CV é a segunda maior facção do país, com forte presença no Rio de Janeiro e em outros estados, especialmente no Norte e Nordeste.

Controlando o tráfico de drogas em várias favelas cariocas, além de estar envolvido em tráfico de armas e extorsão, o CV é conhecido pela violência extrema e confrontos frequentes com a polícia e facções rivais, como o Terceiro Comando Puro (TCP) e Amigos dos Amigos (ADA).

Embora sua estrutura não seja tão empresarial quanto a do PCC, o CV conserva uma influência significativa no crime e uma grande capacidade de mobilização. Está em constante busca de expansão para novos estados e países, disputando território e poder com o PCC.

Família do Norte (FDN)

A FDN é a terceira maior facção criminosa do Brasil e a principal força do crime na região amazônica. Fundada em 2007, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, surgiu como uma dissidência do Comando Vermelho e se fortaleceu ao controlar o tráfico na rota do rio Solimões, uma das principais vias de escoamento da cocaína da Colômbia e do Peru.

Conhecida por sua brutalidade, a FDN utiliza métodos violentos, incluindo decapitações e esquartejamentos. Em janeiro de 2017, foi responsável pelo massacre de 56 presos no Compaj, um dos episódios mais sangrentos da história carcerária brasileira, resultado de uma guerra pelo controle do tráfico de drogas na região Norte.

Apesar de sofrer duras perdas com a prisão de líderes, a FDN ainda exerce uma forte influência no crime na Amazônia, representando uma significativa ameaça à segurança pública.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OAB-BA exibe bandeira LGBTQIAPN+ na fachada durante setembro

A fachada da sede da OAB Bahia, na Rua Portão da Piedade, está decorada com a nova bandeira LGBTQIAPN+, também chamada de bandeira...

Ministério Público questiona no TJ-BA aquisição de terras por estrangeiro no litoral baiano

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está investigando a compra de terras no município de Mata de São João por um estrangeiro. O...

Leo Lins debocha da Justiça e cita Hytalo Santos em novo show

Condenado em junho a 8 anos e 3 meses de prisão por piadas preconceituosas, Leo Lins continua em liberdade enquanto recorre de sua...